ETP SITIPAN - REFERÊNCIA EM MINAS GERAIS

21 de Dezembro de 2015

Escola Técnica Profissional de Nível Médio

 

Reconhecida pelo MEC, a Escola possui modernos laboratórios e corpo técnico qualificado, mesclados com uma boa dose de carinho e afeto

 

Educação e cidadania

A educação, inspirada nos princípios de liberdade e de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Foi por acreditador no papel transformador da educação que o SITIPAN decidiu ousar, pensou longe, investiu e criou, com toda a estrutura necessária, a Escola Técnica Profissional de Nível Médio. Conhecida pela sigla ETP-SITIPAN/MG, foi oficialmente inaugurada em 23 de junho de 2015.

Inédita em Minas Gerais, a Escola tem como carro chefe o curso Técnico em Panificação, oferecido na forma integrada ao Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e na forma subsequente.

Qualificar para incluir

A ETP-SITIPAN/MG é resultado do sonho do sindicato de ver mais pessoas qualificadas, inseridas no trabalho formal e valorizadas - requisitos básicos da cidadania plena. E, ao mesmo tempo, suprir a carência de mão de obra especializada no mercado.

A competição econômica, a globalização e o surgimento de uma civilização baseada no conhecimento fazem com que o papel fundamental da educação saia do plano da retórica e passe a integrar a agenda de todo cidadão. O SITIPAN encarou esse desafio. Há muito a fazer e é preciso fazer já.

Como é bom sonhar e, mais do que isso, realizar. Ideia lançada pela diretoria do SITIPAN, ainda em 2010, logo foi abraçada por toda a equipe, e mãos à obra porque haveria muito que se fazer a partir de então.

Motivações não faltaram. Entre as quais, a oportunidade de ofertar a educação de jovens e adultos àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Por isso mesmo, vêem limitadas as possibilidades de ascensão profissional e inserção social.

Respaldo legal

O pedido de credenciamento da ETP-SITIPAN/MG foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG) - Portaria nº 286/2015, de 23 de março de 2015.

A autorização de funcionamento da ETP-SITIPAN/MG, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, se deu pela Portaria n.º 630/2015, publicada em 9 de maio de 2015.

A grade curricular é baseada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e alia aulas teóricas e práticas, além de estágio supervisionado.

  

A Educação Profissional abrange os cursos

I – Formação Inicial e Continuada, ou qualificação profissional.

II – Educação Profissional Técnica de Ensino Médio 

Infraestrutura

Supervisionada e mantida pelo SITIPAN, a Escola funciona nas dependências do próprio sindicato. Possui:

  • 480 m² de área construída;
  • Salas climatizadas;
  • Laboratório de produção alimentícia - para simulações e atividades práticas, com o acompanhamento dos docentes;
  • Laboratório de Informática - ambiente de aprendizagem para as atividades dos educandos e prática simulada de componentes curriculares;
  • Biblioteca - para incentivar e orientar a pesquisa bibliográfica, a leitura e as demais atividades de caráter intrínseco ou complementar aos estudos;
  • Balcão de atendimento e copa.

O Laboratório de produção alimentícia é dotado de todos os equipamentos que compõem uma padaria: masseira, cilindro, modeladora, batedeira, armários de fermentação, fornos, máquinas de refrigeração, balança, máquina para corte de frios, entre outros. 

A EPT-SITIPAN/MG não é uma escola qualquer

Queremos que seja a escola de referência em Minas Gerais. Para tanto oferecemos:

  • Formação técnica e gerencial. Os alunos sairão do curso com respaldo técnico para a produção e, também, aptos a gerenciar o negócio.
  • Estágio profissional supervisionado;
  • Certificado e diploma com validade em todo o território nacional;
  • Professores habilitados ou autorizados pelos órgãos competentes do Sistema de Ensino;
  • Estratégias pedagógicas inovadoras que estimulam a iniciativa do estudante;
    • Estímulo ao relacionamento interpessoal, valorização do ser humano, relação de respeito e cumplicidade.
    • Formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
    • Processo pedagógico que possibilita a construção de senso crítico e capacidade de compreensão, intervenção e transformação da realidade;
      • Oportunidades educacionais apropriadas às características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho;

Duração dos cursos

Curso na forma integrada ao Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos: carga horária mínima de 1.200 horas, mais 150 horas de estágio.

Curso desenvolvido na forma subsequente: carga horária mínima de 800 horas e 100 horas de estágio.

Cursos profissionalizantes de curta duração

Além da educação profissional técnica de nível médio, o SITIPAN oferece cursos de pequena duração, como os de informática, pizzaiolo, comida japonesa, entre outros.

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756