Reuso da água - uma ideia que está dando certo

28 de Janeiro de 2016

O esgotamento paulatino dos recursos hídricos colocou em pauta a discussão a respeito do reuso da água, que consiste simplesmente em se tentar reaproveitá-la depois que cumpriu sua função inicial. Neste processo pode haver ou não o tratamento da água, dependendo da finalidade para a qual vai ser utilizada.

É claro que a primeira coisa a ser feita é economizar, diminuindo o consumo, dentro do possível. É o meio mais racional. Mas, quando não é mais possível diminuir o consumo, podemos, então, tentar reutilizá-la.

Adotar um estilo de vida e o uso racional da água é necessário não só hoje, como sempre. Isso porque, as crises de água e energia que brasileiros têm enfrentado não são apenas resultado da seca. Há diversos outros fatores como problemas na estrutura de distribuição, desmatamento, poluição, crescimento populacional e desperdícios no agronegócio, na indústria e no uso residencial.

As residências, apesar de serem responsáveis por um percentual baixo do gasto total de água, também podem contribuir para que esse recurso não se esgote, pois o ganho de escala é significativo. Para ilustrar: se todos os moradores do Brasil fecharem a torneira ao escovar os dentes, a água economizada durante um mês equivalerá a um dia e meio do volume de água que cai nas Cataratas do Iguaçu!

É essencial “desautomatizar” o consumo de água, por meio do engajamento de todos, como cidadãos, em uma nova postura de uso consciente desse recurso imprescindível, de forma permanente. Há muitos hábitos de consumo de água que podem ser modificados para resultar em uma economia doméstica significativa.

Então, vamos apoiar esta causa?

Histórico

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756