Depois das férias, alunos da primeira turma do Curso Técnico de Panificação retomam os estudos na ETP-SITIPAN/MG

03 de Fevereiro de 2016

O retorno às aulas aconteceu na segunda-feira, 1º de fevereiro, e os estudos prosseguem até julho deste ano. Com duração de 11 meses, o Curso Técnico de Panificação (subsequente ao Ensino Médio) teve início em 1º de setembro de 2015. 

O curso é destinado a aqueles que desejam obter a qualificação profissional técnica e visa à formação de mão-de-obra para atuar em padarias, confeitarias, supermercados, redes de varejo e indústrias do setor, entre outros segmentos.

Os alunos que retornaram às aulas na segunda feira integram a primeira turma instituída logo após a inauguração oficial da Escola Técnica Profissionalizante de Nível Médio do Sitipan - ETP-SITIPAN/MG, em junho de 2015.

Para quem está de volta às salas de aula o clima é de expectativa, principalmente porque o curso abre novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, seja como funcionário, seja como autônomo.

Acerto na proposta pedagógica
Marcos Antônio Cordeiro de Farias trabalha em casa na produção artesanal de pães e bolos. O objetivo dele é se profissionalizar, empreender e alavancar o próprio negócio. “Pra mim o curso tem sido uma novidade. Quando comecei tinha outra visão e, ao retornar as aulas, percebi que era realmente necessário estar aqui. Mesmo atuando na área, me dei conta de que não sabia nada e preciso aprender mais e mais”, afirmou.

Alexandre Ardsson é advogado e tem a pretensão de montar uma padaria. Ele considera que esse é um segmento que, na contramão da crise econômica, pode se superar e crescer, se tiver um modelo padrão de administração e bons profissionais.

O advogado ingressou no curso porque considera imprescindível a orientação e o expertise de profissionais que atuam no ramo. “O curso tem sido excelente, com uma abordagem interdisciplinar entre as diferentes áreas do conhecimento e professores fantásticos, de renome no mercado. O Sitipan acertou em sua proposta pedagógica”, afirma.

Formação sistêmica e cidadã
De fato, a formação dos alunos conta com componentes curriculares da parte profissionalizante, integrada por disciplinas das diferentes áreas do conhecimento, possibilitando uma formação sistêmica e cidadã.

A organização curricular inclui temas e tecnologias relacionados ao beneficiamento e industrialização de alimentos, ações de operação, implantação e gerenciamento, conceitos e práticas referentes às normas de segurança e qualidade dos processos de produção, noções de aquisição e otimização de máquinas e implementos, distribuição e comercialização e soluções tecnológicas.

Fundamentais para a formação integral do aluno, a grade também prevê os eixos temáticos relacionados à ética, desenvolvimento sustentável, consciência ambiental, cooperativismo e empreendedorismo, com incentivo à capacidade de compor e trabalhar em equipe.

Estrutura do curso
Com carga horária de 900 horas, o curso é oferecido na modalidade presencial (80% das horas), com 20% de atividades não presenciais, e estruturado em dois módulos semestrais. Há também estágio supervisionado em empresas parceiras, com possibilidade de contratação.

Os concluintes dos dois módulos receberão diploma de habilitação técnica em Panificação e terão assegurado o registro profissional com validade nacional.

Com a conclusão do módulo I, somente, será conferida a qualificação intermediária de Auxiliar de Padeiro.

Curso Técnico de Panificação Integrado ao Ensino Médio/Modalidade EJA
Inscrições abertas

Esse é o segundo curso oferecido pela ETP-SITIPAN/MG e é destinado a jovens e adultos que não concluíram o Ensino Médio. Por isso, é ofertado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com duração de dois anos e meio, o curso terá início no dia 1º de março deste ano. As aulas serão de segunda a sexta feiras, das 18h às 22h25. A carga horária prevê mais de duas mil horas/aulas teóricas e práticas, além de estágio supervisionado em empresas parceiras, com possíveis contratações.

Ao final do curso, os alunos receberão certificação de conclusão do ensino médio e, também, de habilitação em Técnico em Panificação, com acesso ao registro profissional com validade nacional

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756