2ª Feira de Panificação da ETP-SITIPAN/MG: visitantes elogiam a organização e as novidades apresentadas

20 de Junho de 2016

Kelli Afonso é proprietária de uma padaria em Matozinhos, município da Região metropolitana de Belo Horizonte. No sábado, 18 de junho, ela foi uma das primeiras a chegar na “Feira de Panificação: produtos familiares e para fins especiais”, promovida pela Escola Técnica Profissional de Nível Médio do Sitipan (ETP-SITIPAN/MG). Estava acompanhada do auxiliar de padeiro, Adriano César Ferreira, e da confeiteira Berenice.

“Gostei muito, principalmente da linha de pães integrais, bastante diferenciada. A feira nos mostrou que podemos incrementar e tornar o produto mais atrativo aos olhos do consumidor. Tirei fotos e estou levando uma unidade de cada para ‘copiarmos’ a receita e tentarmos fazer algo semelhante”, disse Kelli.

Há dois anos à frente da padaria em Matozinhos, ela diz ter sido a primeira a introduzir o pão integral no município e fez tanto sucesso que as demais passaram a também oferecer o produto. “Por isso nossa meta é sempre que possível oferecer novidades. Do contrário, perdemos espaço para a concorrência”, destacou.

Foi por pensar assim que Kelli levou os colaboradores para conhecerem a feira da ETP-SITIPAN/MG. O auxiliar de padeiro, Adriano, disse que vai aplicar os conhecimentos adquiridos no trabalho. “O profissional tem que ficar atento às inovações e fazer algo diferente. A feira foi bastante construtiva, pois vi e experimentei produtos que ainda não conhecia. Foi muito bom, mais do que dez”, relatou.

Produtos familiares e para fins especiais
A feira encerra o segundo módulo do Curso de Panificação da ETP-SITIPAN/MG, cujos alunos irão se formar em julho próximo, após 11 meses de estudos. Aliás, foram eles próprios que produziram os alimentos, com carinho e dedicação, e o resultado não poderia ter sido melhor.

A feira trabalhou duas vertentes: de um lado produtos para pessoas que apresentam restrições alimentares (obesidade, diabetes e hipertensão, por exemplo), que possuem sensibilidade ou alergia a determinados nutrientes, como o glúten, ou sensibilidade e intolerância à lactose, entre outros.

Quem foi a feira pode também degustar e adquirir produtos fabricados a partir do resgate de receitas familiares, em sua forma original ou adaptada. “Foi um processo muito rico para todos nós. Pesquisamos e desenvolvemos várias receitas junto com os alunos e professores”, afirma a coordenadora técnica da área prática do Curso de Panificação, Rosa Maria de Araújo.

Com mais de 25 anos de atuação no ramo, Rosa afirma que o número de pessoas que necessitam de um cuidado maior em relação à alimentação vem crescendo de forma acentuada, porém, a produção ainda é restrita. “Se a área de alimentação souber explorar o mercado, terá muito o que oferecer a esse público e se sobressair em relação às demais”, sintetizou.

Por outro lado, conforme ressaltou o aluno Marcos Antônio Cordeiro de Faria, o mercado da panificação tem vivenciado um movimento retrô e um certo saudosismo, ou seja, em direção ao passado, o que faz com que o resgate das receitas familiares ganhem também um lugar de destaque.

“Esses produtos deram um charme especial à nossa feira. Ajudar a montá-la foi muito bom; e participar, melhor ainda. É um aprendizado muito rico. A pessoa que faz o Curso de Panificação no Sitipan pode ter a certeza de que vai sair bem formada e informada, devidamente preparada para repassar o conhecimento ao seu público”, disse Marcos

Formatura
Essa é a primeira turma do Curso Técnico de Panificação da ETP-SITIPAN/MG, na modalidade subsequente ao Ensino Médio. As aulas tiveram início em 1º de setembro de 2015, pouco tempo depois da inauguração da Escola, que ocorreu no dia 23 de junho.

Para Rosa, a experiência tem sido muito rica. “É uma turma bastante mista. Alguns alunos já são padeiros; outros empreendedores e há aqueles que vieram por simples curiosidade. Todos sairão daqui amando a panificação. Isso é fantástico”, ressalta.

A primeira Feira de Panificação da Escola ocorreu no dia 27 de fevereiro, no encerramento do primeiro módulo do Curso. Na época, os alunos montaram um Plano de Negócios, abrangendo todas as disciplinas da grade curricular (Administração, Empreendedorismo, Boas Práticas de Fabricação, Panificação Avançada e Introdução a Panificação). Com isso, eles puderam vivenciar a prática e o cotidiano de uma padaria, com o planejamento, produção, exposição e venda dos produtos.

Produtos expostos e comercializados
Confira os produtos expostos e comercializados na Feira promovida pela ETP-SITIPAN/MG, no último dia 18 de junho.

Produtos para fins especiais
Bolo de aveia e nozes diet
Bolo de cacau com biomassa
Bolo de fubá com biomassa
Bolo integral de maça, banana e canela
Bolo integral de maça, banana e canela diet
Cookies de cereais diet
Cookies de soja com gotas de chocolate
Pamonha assada
Pão hipossódico 7 grãos
Pão francês diet
Pão francês integral diet
Pão de queijo vegano
Pão integral

Receitas da Vó
Bolo lima limão
Bolo gostosão
Bolo de aveia e nozes
Biscoito de polvilho
Broa de fubá Romeu e Julieta
Pudim de pão
Rosca flora
Rosquinha amanteigada
Bolo da índia
Pão de cebola

 

Mais Fotos

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756