Como a alimentação pode ajudar na prevenção do câncer

22 de Agosto de 2016

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) lançou uma página voltada para alimentação e nutrição na prevenção de câncer, cujo objetivo é trazer informações corretas e de qualidade à população de maneira simples e educativa, desmistificar questões sobre alimentação e nutrição e, principalmente, estimular modos de vida e alimentares saudáveis.

As áreas da página abordam questões como recomendações de prevenção de câncer por meio da alimentação, peso corporal e atividade física, mitos e verdades sobre alimentação, nutrição e câncer, dicas práticas, além de uma área de vídeos informativos, legislação e publicações do INCA sobre esta temática.

Traz textos e vídeos com temas sobre adoçantes artificiais (eles causam mesmo o câncer?), agrotóxicos, alimentos de origem animal, alimentos processados, excesso de sal, conservantes, amamentação etc.

Alimentação x prevenção do câncer
De acordo com o INCA, a alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. São responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.

Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.

O endereço é www.inca.gov.br/alimentacao.

O site traz vários sites sobre alimentação saudável, e a cada semana vamos postar um deles para contribuir com a disseminação de informações aos leitores do Sitipan.

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756