Alunos da ETP-SITIPAN/MG recebem certificado e/ou diploma de conclusão do Curso Técnico de Panificação

19 de Outubro de 2016

Depois de onze meses de curso, os alunos do Curso Técnico de Panificação da Escola Técnica Profissional de Nível Médio do Sitipan comemoram mais uma importante conquista.

A ETP-SITIPAN/MG realizou, na noite de segunda-feira, 05/10, em seu auditório, a solenidade para a entrega oficial do diploma que atesta ter o aluno cumprido todas as etapas do curso ou para a entrega do certificado intermediário.

Marcos Sorteka foi um dos alunos presentes na solenidade. “Saímos daqui vitoriosos. Quem fez o curso são pessoas que trabalham, têm outras atividades, e à noite, em vez de estar em casa descansando, se deslocavam para a escola na busca de se aperfeiçoar e se qualificar. Foi muito puxado, mas produtivo”, comentou.

Com o diploma em mãos, ele disse que colocará em prática os conhecimentos adquiridos. “Comecei a fazer o curso com essa finalidade e pretendo ir um pouco mais além, participando de outras oportunidades de qualificação, inclusive, aqui na Escola”, afirmou.

Marcos, que é servidor público em Rio Acima, na Região Metropolitana, já trabalhava paralelamente, em casa, com a produção artesanal de pães e bolos, como forma de aumentar a renda familiar. “A ETP-SITIPAN/MG me deu a possibilidade de me habilitar e oferecer produtos diferenciados aos clientes, que estão cada vez mais exigentes”, disse.

O mesmo sentimento é expresso por Magno Cardel Gonçalves. “Finalizo o curso com um sentimento bem grandioso, por ter concluído essa etapa de formação como técnico. Já atuo na área, mas me faltava a formação e o diploma”, declarou, ao acrescentar que pretende se especializar ainda mais, conhecer melhor o mercado mineiro de panificação e se tornar uma referência no setor.

Diferencial competitivo
Para a diretora da Escola, Fernanda Sampaio, o aluno que participou efetivamente de todo o processo de aprendizagem - com aulas teóricas e práticas - irá enfrentar o mercado de trabalho com vantagem diante de outro com menor qualificação.

“Ele sai daqui com espírito empreendedor e múltiplos conhecimentos. Não ensinamos apenas a fazer pão. O aluno aprende também técnicas de administração, boas práticas de fabricação, matemática financeira, contabilidade, informática, saúde e segurança no trabalho, entre outras”, declara.

De acordo com Fernanda, se o aluno souber aplicar os conhecimentos adquiridos e aliá-los às práticas oferecidas, poderá atuar com um bom técnico em panificação e estará, ainda, apto a prestar consultoria no ramo de negócio ou a abrir seu próprio negócio.

Aprendizado mútuo
Composto de dois módulos, o curso teve início em setembro de 2015. Segundo Rosa Maria de Araújo, coordenadora de Aulas Práticas da ETP-SITIPAN/MG, foi gratificante ver o resultado do esforço dos alunos, professores e equipe do Sitipan envolvida com a Escola.
Dentre outras atividades pedagógicas, Rosa esteve à frente das duas Feiras de Panificação realizadas no decorrer do curso, com a exposição e venda de produtos produzidos pelos alunos, com o apoio e orientação da equipe técnica e dos professores da ETP-SITIPAN/MG.

A primeira, no dia 27 de fevereiro deste ano, encerrou as atividades do primeiro módulo. Os alunos puderam vivenciar a prática e o cotidiano de uma padaria, com o planejamento, produção, exposição e venda dos produtos. A segunda feira - de produtos familiares e para fins especiais, foi realizada em 18 de julho de 2016, encerrando o segundo módulo.

Para ela, é uma felicidade dividir esse momento e conquista com os alunos. “Foi um aprendizado mútuo, principalmente por ter sido a primeira turma da ETP-SITIPAN/MG. Desejamos sorte aos alunos e que eles saibam que a escola continua de portas abertas para recebê-los”, concluiu Rosa.

A concretização de um projeto
Mateus Fernando é professor de Informática Básica e esteve lado a lado com os alunos durante quase um ano de curso. Segundo ele, a entrega dos certificados concretiza o projeto e o sonho do presidente do Sitipan, Altacyr de Mello, de ter uma escola técnica de panificação em Minas Gerais para capacitar mão de obra para o setor.

Mateus disse que o envolvimento e o aproveitamento dos alunos superaram suas expectativas. “Recebemos alunos motivados e com um elevado grau de conhecimento, que logo se familiarizam com as novidades tecnológicas”, declarou o professor.

Aliás, para quem ainda tem dúvidas sobre o mundo digital, Mateus afirma ser esse um caminho sem volta e quem quer ser empreendedor de fato não pode abrir mão das variáveis oferecidas pela informática, mesmo aqueles que trabalham em casa ou de forma artesanal. As planilhas, por exemplo, são uma mão na roda para ajudar a entender e organizar os números e as finanças.

As redes sociais, por sua vez, têm sido cada vez mais utilizadas como eficientes meios de comunicação. “São formas mais fáceis para divulgar um produto ou entrar em contato com o cliente. E não tem essa de idade para aprender. Todos, inclusive os que se consideram velhos, podem e devem ter acesso às essas ferramentas se quiserem alavancar seu negócio”, pontuou Mateus.

OBS: em breve a ETP-SITIPAN/MG irá oferecer o curso livre de Pães Especiais, provavelmente em novembro. Aguardem as novidades.

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756