Como guardar as escovas corretamente

21 de Outubro de 2016

A escova é um dos alvos preferidos de micróbios nocivos à nossa saúde. Isso porque fica no banheiro, um ambiente não muito higiênico com as condições perfeitas para a proliferação das bactérias - umidade, luz, temperatura e nutrientes são ideais para elas nesse cômodo.

O ideal é que as escovas fiquem dentro de armários, distantes pelo menos dois metros do vaso sanitário. Como isso nem sempre é possível, muitas escovas acabam “descansando” em cima da pia.

Nessa situação as escovas devem ser guardadas em recipientes fechados, porém, com furos para que o ar circule, evitando a umidade e o aparecimento de fungos e bactérias.

Veja outras dicas sobre como agir corretamente:

• Mantenha a tampa do vaso fechada: apertar a descarga com a tampa aberta espalha um fino spray de água e as bactérias pelo ambiente. Essas partículas se fixam nos objetos que estão no banheiro.

• Não seque os tufos da escova na toalha de banho ou no papel higiênico. Esses materiais ficam à mostra e podem estar infectados. Reserve um pacote de guardanapo descartável para este fim (e o deixe no armário).

• Nada de misturar as escovas em um único recipiente. Quando cada uma fica em seu canto, evitam-se possíveis contaminações cruzadas. E ainda vale mergulhar as cerdas em um antisséptico.

Em breve, novas dicas das cirurgiãs-dentistas do Sitipan. Fique atento!

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756