Vai aí um panetone? Ou quem sabe um chocotone e pães natalinos?

06 de Dezembro de 2016

As iguarias são ensinadas e produzidas em curso na ETP-SITIPAN/MG

A Escola Técnica Profissional de Nível Médio do Sitipan (ETP-SITIPAN/MG) cumpriu mais uma etapa em sua missão ao concluir, na quinta-feira, 1º/12, o primeiro “Curso de Panetone, Chocotone e Pães Natalinos”. Com um detalhe: todos artesanais. Ao final os alunos receberam certificado de participação.

O curso, de pequena duração, tem por objetivo qualificar e capacitar o trabalhador para o mercado de trabalho ou dar a eles uma fonte alternativa de renda. Com a chegada das festas de fim de ano, em que a demanda por este tipo de produto aumenta muito, a escolha não poderia ter sido melhor.

Foram quatro dias de curso, no período noturno, em que os alunos literalmente colocaram a mão na massa. Eles aprenderam as técnicas e segredos que o professor Joel Procópio do Nascimento costuma guardar a sete chaves, mas abriu uma exceção para os alunos da ETP-SITIPAN.

Fermentação natural
Sortudos esses alunos, que aprenderam a produzir panetone, chocotone, bolo rei e stolen - um tipo de pão doce alemão. E, o que é mais interessante, a produzir e a utilizar a fermentação natural, com o objetivo de alcançar uma qualidade superior nas iguarias.

A fermentação natural (ou pré-fermento) é o resultado da cultura primária de agentes (bactérias e fungos) encontrados no meio ambiente e na própria farinha. Nessa instância, o padeiro constrói e cultiva seu próprio agente fermentador.

Público eclético
O resultado foi considerado muito positivo pela coordenadora de aulas práticas da ETP-SITIPAN/MG, Rosa Maria de Araújo, em função da variedade do público. Havia alunos que já trabalham na área de panificação. Outros optaram pelo curso porque gostam e desejam construir uma alternativa financeira nessa área. Alguns foram por curiosidade e para conhecer um pouco mais.

“Houve uma grande troca de idéias e de experiências entre eles. Uma sintonia boa e todos saem daqui com conhecimentos que os capacitam a produzir com qualidade e atender o mercado”, diz Rosa.

Ela antecipa que a ETP-SITIPAN/MG prepara outros cursos livres, também de pequena duração, para muito em breve. Aguardem as novidades.

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756