CEF chama a atenção para o calendário de saque do FGTS inativo falso que circula nas redes

09 de Fevereiro de 2017

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o calendário oficial será divulgado até o fim deste mês, nos canais do banco.

Inicialmente prevista para o dia 1º, a divulgação do calendário para saque do dinheiro depositado em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ainda não aconteceu.

Desde o início de fevereiro os trabalhadores estão sendo bombardeados por posts em redes sociais, como o Facebook, que detalham as datas de saque. No entanto, não há nada confirmado. Ou seja, as listas divulgadas até agora são falsas ou se baseiam em probabilidades.

A Caixa ressalta que todas as informações oficiais sobre o FGTS estão disponíveis no site do banco e no perfil do Twitter @CAIXA. O anúncio do calendário será divulgado, portanto, por meio desses canais.

A informação que se tem até agora é que o dinheiro vai começar a ser liberado em março, de acordo com depoimento do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, conforme a data de aniversário de cada trabalhador.

De acordo com secretário-executivo do Conselho Curador do fundo, Bolivar Moura Neto, a ideia é que todos os trabalhadores possam sacar o dinheiro ainda este ano, mesmo os que fizeram aniversário antes do início do cronograma. Ou seja, quem fez aniversário em janeiro e fará aniversário ao longo deste mês devem ser os primeiros a sacar o dinheiro a partir de março.

O que são contas inativas
Todas as contas do FGTS relacionadas a contratos de trabalho com carteira assinada encerrados, seja porque o trabalhador pediu demissão ou foi demitido, são agora consideradas como inativas a partir da Medida Provisória anunciada pelo presidente Michel Temer em dezembro, desde que o trabalhador tenha sido afastado até o dia 31 de dezembro de 2015.

Atualmente, o dinheiro depositado em contas do FGTS somente pode ser sacado quando o trabalhador se aposenta ou fica três anos consecutivos sem trabalhar com carteira assinada. Em ambos os casos, o trabalhador pode sacar todo o valor depositado nestas contas, a qualquer momento. No caso em que tenha ficado três anos sem trabalhar com carteira assinada, os valores poderão ser retirados a partir da data do seu primeiro aniversário após esse período.

O dinheiro depositado em contas do FGTS também pode ser sacado caso seja utilizado como entrada na compra da casa própria ou para amortizar o financiamentoimobiliário.

Como consultar o saldo que poderá ser sacadoO trabalhador pode consultar quanto dinheiro tem direito a sacar de contas no FGTS inativas na Caixa, pelo site, pelo internet banking (para quem é cliente do banco), clicando na opção “Serviço ao Cidadão”; em terminais de autoatendimento, por meio do Cartão Cidadão (no qual são depositados benefícios sociais geridos pelo banco, como seguro desemprego e o abono do PIS); e ligando no Serviço de Atendimento ao Cliente do banco (0800 726 0207).

O saldo em contas inativas do FGTS também pode ser consultado pelo aplicativo do FGTS.

Para consultar os extratos no site da Caixa, basta que o trabalhador insira o número do PIS/PASEP e cadastre uma senha na internet para acessar o sistema. PIS/PASEP é a sigla do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, que englobam contribuições sociais devidas pelas empresas ao trabalhador.

Fonte:
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/calendario-de-saque-do-fgts-inativo-que-circula-nas-redes-e-falso/

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756