Mudas de árvores levam multidão ao Parque Municipal

03 de Junho de 2012
por: Alessandra Mendes

Mudas de pau-brasil, jatobá e ipês de diversas cores foram distribuídas neste domingo no Parque Municipal, no Centro de Belo Horizonte, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. As mudas são parte de uma campanha de incentivo à população em defesa da prevenção e do combate a incêndios nas matas e áreas verdes da cidade. Pelo tamanho da fila de interessados que se formou no parque, o recado foi passado.

Foram doadas 600 mudas, mas muita gente teve que voltar para casa de mãos abanando. As pessoas que não conseguiram levar um exemplar deixaram o nome em um cadastro para o próximo mutirão, em dezembro.

A advogada Jocélia Nogueira Lima, de 48 anos, ficou mais de uma hora esperando para conseguir um ipê branco. Ela conta que fez questão de levar a filha e uma amiga para propagar a ideia da preservação ambiental. “Coloquei um bilhete na porta da geladeira para não me esquecer de vir. Acho que esse tipo de evento deveria ser rotineiro para a conscientização das pessoas”, diz.

Jocélia vai levar a muda para a fazenda que tem em Corinto, na região Central de Minas, onde há diversos outros exemplares. Segundo ela, o plantio deve ser constante, já que as queimadas devastam a flora. “O problema está na falta de educação ambiental das pessoas. Por isso, oriento minha filha desde pequena. Temos que ajudar a repor o que foi perdido nos incêndios”, destaca.

Esse é um dos objetivos da Sociedade dos Amigos do Boi Rosado, responsável pela distribuição de mudas no Parque Municipal. O artista plástico Severino Iabá, que coordenou a doação, lembra que apenas a conscientização não resolverá o problema. “Não queremos que as pessoas só falem da importância do meio ambiente, queremos que elas ajam. Por isso, ver a população levando a muda para casa e fazendo o seu papel de propagar a ideia é muito gratificante”, afirma.

Até quem mora em apartamento não perdeu a chance de levar uma planta, mesmo sabendo que se trata de uma espécie de grande porte. A auxiliar administrativo Rosane Salum, de 53 anos, atendeu ao pedido do marido e conseguiu uma muda de pau-brasil. “Queremos mudar para uma casa em breve, mas até lá vamos plantando o que temos no apartamento. Viemos do interior e sentimos muita falta do verde. Por isso, resolvemos ter um viveiro”, explica Rosane.

A doação faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que acontece em oito parques da capital e é promovida pela Fundação de Parques Municipais, em parceria com o Corpo de Bombeiros, a ONG Brigada 1, Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Apresentações de teatro, atividades ambientais e oficinas ecológicas acontecem até a próxima quarta-feira. A programação completa está disponível no site www.pbh.gov.br.

 Fonte: Estado de Minas

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756