Crianças e idosos merecem atenção especial no inverno

23 de Junho de 2017

A estação mais fria do ano começou às 01h24 deste 21 de junho. Além das temperaturas baixas, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas. As regiões sudeste e sul do país são as mais afetadas com características típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica.

“É nesta época que predominam as gripes, resfriados, pneumonias, sinusites, faringites, descompensação da asma (quando o paciente tem asma, está medicado, mas mesmo assim tem uma crise), chiado e falta de ar. Com a seca, a conjuntivite também vem com força total”, explica o médico pneumologista Edson Rezende.

De acordo com ele, todos nós precisamos tomar alguns cuidados, mas idosos e crianças devem ter atenção especial. “Recomendo para todas as pessoas, mas principalmente para eles, que evitem sair para lugares muito cheios, que usem agasalhos, intensifiquem a hidratação com água, umidifiquem o quarto, evitem lugares com poeira, cuidem do mofo da casa e fiquem sempre em ambientes arejados”, aconselha.

O médico lembra ainda que o inverno e a seca, além de trazerem mais riscos ao sistema respiratório, atingem, diretamente, a pele que deve ser hidratada sempre. A baixa umidade pode desencadear ou piorar doenças de pele, como as dermatites e a psoríase.

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756