Homens também devem ter cuidados especiais com a pele, unhas, cabelos e barba

23 de Agosto de 2017

Segundo o dermatologista e diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Hélio Miot, há particularidades relacionadas ao atendimento masculino. De acordo com ele, no Brasil, os cânceres de pele são mais frequentes entre homens, e, por outro lado, a procura por cuidado médico é maior entre as mulheres. O que leva – de forma geral – a diagnósticos mais tardios e intervenções mais complexas no seu tratamento.

“Os homens têm maior número de glândulas sebáceas no rosto e grande sensibilidade à testosterona, hormônio que influencia o funcionamento dessas glândulas. Para se ter ideia, a produção de sebo nos homens é, em média, duas vezes maior do que nas mulheres. A maior quantidade de sebo provoca excesso de oleosidade, poros dilatados, cravos e acne – mais graves entre meninos”, esclarece o especialista.

Além das queixas sobre pele, barba e unhas, outra também muito frequente é a calvície, que afeta até 80% dos homens.

Cuidados com a pele
* Lavar o rosto com água fria e sabonete apropriado.
*Aplicar hidratante na pele do corpo após o banho. E na face, especialmente para os que possuem pele seca, de acordo com a orientação do médico dermatologista.
*Após os 40 anos, visitar o dermatologista pelo menos uma vez por ano, para o diagnóstico de lesões consideradas pré-malignas e malignas ou ainda para procurar tratamentos estéticos como aplicação de toxina botulínica, preenchimentos e cuidados com os cabelos, unhas, barba.

Mantenha as unhas em dia
* Não há necessidade de pintar ou retirar as cutículas. O importante é cortá-las bem e deixá-las limpas.
* Até 35% dos homens desenvolvem unha encravada durante a vida, o que causa dor, desconforto e queda de produtividade profissional.
* Micoses de unha ocorrem em mais de 30% dos adultos, especialmente nos pés. Além de contagiar outras partes do corpo e pessoas da casa, as micoses são portas de entrada para outras bactérias que podem levar a graves infecções como a erisipela.

Cuide do cabelo
* Fique atento para a caspa e a oleosidade dos fios.
* A calvície inicia-se no final da adolescência, e tem caráter hereditário. Procure um dermatologista precocemente a fim de tratar mais facilmente a calvície.

Para fazer a barba
“O barbear retira a proteção natural da pele, ou seja, os pelos. Por isso, é preciso barbear-se com bastante higiene e cuidado. Barbear-se todos os dias pode deixar a pele ressecada e susceptível a pelos encravados ou irritações. O segredo do bom barbear é a preparação da pele, com esfoliação e emoliência, para deixar o pelo flexível e prevenir problemas como vermelhidão, sensibilidade e irritações”, explica Dr. Hélio Miot.

Confira outros cuidados que devem ser observados:
* O melhor momento para remoção da barba é após o banho, pois o vapor dilata os poros e torna os pelos mais flexíveis, facilitando o barbear.
* Ao movimentar a lâmina, acompanhe o sentido em que os pelos crescem – isso evita que os pelos encravem.
* Utilize sempre lâminas novas e pessoais – isso evita contaminação e ferimentos.
* Ao terminar de barbear, não esfregue a toalha; apenas seque o rosto levemente.
* Sempre hidrate a pele após barbear.
* Sempre que puder, fique alguns dias sem fazer a barba.
* Peles sensíveis ficam ainda mais vulneráveis no barbear, que pode causar irritações. Para evitar e minimizar essas reações, a pele deve estar limpa e a lâmina deve ser de uso individual.

Fonte: www.sbd.org.br

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756