Amanhã, 16/09, é o dia “D” da vacinação de crianças e adolescentes

15 de Setembro de 2017

No sábado, 16/9, será o dia D da vacinação, quando postos de saúde em todo país estarão de portas abertas para imunizar crianças e adolescentes de doenças que ainda não estão eliminadas e, portanto, representam riscos para quem não estiver vacinado.

A vacinação integra a Campanha de Multivacinação 2017 do Ministério da Saúde, que prossegue até o dia 22 de setembro. Até lá, crianças e adolescentes devem comparecer aos postos de vacinação para colocar em dia a sua imunização.

Neste ano, serão convocados mais de 47 milhões de crianças menores de cinco anos, crianças de nove anos e também adolescentes de 10 a 15 anos incompletos para atualizarem o calendário vacinal. Mais da metade (53%) desse público já deveriam ter sido estar com o seu calendário de vacinação completo e o Ministério alerta sobre os riscos da baixa cobertura vacinal.

Além disso, em complemento à campanha de Multivacinação, o Ministério da Saúde planeja instituir um dia nacional de vacinação nas escolas.

Vacinas disponíveis

Nos 12 dias de mobilização, treze vacinas para crianças e oito para adolescentes - estarão à disposição da população. A campanha envolverá 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde. Além do envio de 143,9 milhões de doses de vacina de rotina, o Ministério da Saúde ainda distribuiu aos postos de saúde 14,8 milhões de doses extras de 15 vacinas para a campanha.

Calendário de Vacinação da Criança

Calendário de Vacinação do Adolescente

BCG – ID

 Hepatite B

Hepatite B (mantida dose ao nascer)

dT  (Dupla tipo adulto)

Penta (DTP/Hib/Hep B)

Febre amarela

VIP (Vacina Inativada Poliomielite)

Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba) 

VOP (vacina oral contra pólio)

dTpa

VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano)

HPV

Vacina Pneumocócica 10 valente

Vacina meningocócica conjugada tipo C

Vacina febre amarela

 

Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba) 

DTP (tríplice bacteriana)

Vacina meningocócica conjugada  tipo C

Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela)

Hepatite A

 

 

 

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756