Os robôs e a 4ª Revolução Industrial. Muitos empregos estão com os dias contados

29 de Setembro de 2017

Muitos empregos estão com os dias contados com a chamada 4ª Revolução Industrial - período em que robôs serão programados para executar funções repetitivas e até mesmo tarefas completas de determinadas profissões.

Estudos da Universidade de Oxford, no Reino Unido, apontam que cerca de 35% dos trabalhadores podem ser substituídos por robôs em 20 anos.

De acordo com o estudo da McKinsey, o setor com o maior percentual de empregos automatizáveis no Brasil é a indústria, na qual quase 70% dos postos podem ser realizados por robôs. A hotelaria, transporte e armazenamento vêm em seguida, em torno de 60%.

Outras profissões que podem ser extintas são: motorista particular e condutor de transporte público, com a vinda dos carros autônomos; faxineira, uma vez que robôs de limpeza estarão disponíveis no mercado; e caixa de supermercado, já que existem caixas automáticos.


O assunto é sério e, por isso, o Sitipan produziu um boletim especial sobre o assunto. Especialmente os jovens que estão entrando agora no mercado de trabalho devem ficar atentos. Leiam e divulguem entre amigos e familiares.

 

LEIA BOLETIM ANEXO.

Mais Fotos

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756