Novembro Azul: câncer de próstata tem 90% de chances de cura, se descoberto precocemente

03 de Novembro de 2017

Em 2017 serão diagnósticados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata. Descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.

No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Acontece quando as células deste órgão começaram a se multiplicar de forma desordenada.

AJUDE A MUDAR ESTA ESTATÍSTICA!
Se você tem 50 anos, vá ao urologista. Em caso de histórico familiar ou se for de raça negra, a idade diminui para 45 anos.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem se consultar com o urologista.

SINTOMAS
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, difi cultando a cura.

OS PRINCIPAIS SINTOMAS NA FASE AVANÇADA SÃO:
Dor óssea
Dores ao urinar
de urinar com frequência
Presença de sangue na urina e/ou no sêmen

A ausência de sintomas não garante que não há problemas. Por isso, converse com seu urologista e cuide da sua saúde!

FATORES DE RISCO
Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio • Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer • Obesidade

Mais Fotos

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756