Campanha incentiva a doação de leite materno

21 de Maio de 2018

A Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, intensificou, a partir da segunda-feira (21/05), a campanha de doação de leite materno. A instituição está precisando de novas doadoras porque o estoque sofreu uma baixa no mês passado.

A ação promovida pelo hospital comemora o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A data oficial foi no sábado passado (19/05), mas a instituição preferiu deixar para  segunda-feira a fim de alcançar o maior público possível.

O banco da maternidade precisa de novas doadoras para continuar a prestar atendimento diário a mais de 100 bebês prematuros e/ou doentes assistidos pela instituição. Em abril, foram captados 170 litros, enquanto o ideal é entre 240 e 270 litros.

No Brasil, a campanha pela doação de leite materno é coordenada pelo Ministério da Saúde e tem por objetivo incentivar mães que amamentam a serem doadoras, ajudando a ampliar o volume de leite humano coletado e distribuído a recém-nascidos prematuros e de baixo peso.

Como doar leite materno

Toda a mulher que amamenta é uma potencial doadora, desde que esteja em perfeitas condições de saúde e não faça uso de medicação que possa interferir na amamentação. Na dúvida, o ideal é conversar com um médico sobre esta possibilidade.

Quem estiver amamentado e quiser doar basta procurar o banco de leite materno mais próximo ou ligar para o Disque Saúde, no número 136.Alguns bancos oferecem salas especiais para a coleta de leite ou a possibilidade de buscar a doação na casa da doadora.

Em Minas Gerais há 14 bancos de leite e 30 postos de coleta, mas é possível doar sem sair de casa. Basta ligar para (31) 3337-5678 ou (31) 3298-6008 e agendar uma visita dos profissionais para que ensinem a realizar a coleta da forma adequada. A equipe busca o leite semanalmente no domicílio da doadora.

Leite doado passa por processo de pasteurização

O leite doado não é repassado para as crianças logo em seguida. Antes disso ele passa por uma análise. São feitos testes que identificam possíveis infecções.

Se o leite for considerado bom para doação, ele é submetido a um processo de pasteurização para a eliminação de possíveis germes e bactérias.

Não existe quantidade mínima de leite para fazer a doação. Um pote de leite materno doado, por exemplo, é capaz de alimentar até dez recém-nascidos internados por dia – o número depende do peso de cada bebê.

A importância da amamentação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o leite materno seja a única fonte de alimentação até que o bebê complete seis meses. A partir desta idade, até os dois anos, a recomendação é que o leite materno seja associado a outros alimentos até que a criança complete dois anos.

De acordo com o ministério, a amamentação é uma proteção eficaz, capaz de reduzir a mortalidade infantil porque causa grande impacto na saúde da criança.

O leite materno pode diminuir a ocorrência de diarreias e infecções, principais causas de morte em recém-nascidos.

Se para uma criança que nasceu dentro do tempo normal de gestação, o leite materno já é importante, para uma criança prematura é ainda mais.

 

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756