Nota de repúdio ao comportamento de brasileiros na Rússia

20 de Junho de 2018

O Sitipan vem a público lamentar e repudiar a atitude de um grupo de torcedores brasileiros que ganhou repercussão internacional durante a Copa do Mundo, realizada na Rússia.

Nas imagens do vídeo que circulou amplamente pelas redes sociais, eles induzem uma torcedora russa a repetir conteúdo pornográfico, com ofensas ao corpo da mulher. Os brasileiros se aproveitaram do fato dela não compreender nosso idioma para ridicularizá-la.

Trata-se de uma atitude constrangedora, que causa vergonha em todos nós. E mais, vai na contramão do atual contexto de luta contra a desigualdade de gênero. Não podemos permitir que a mulher continue sofrendo qualquer tipo de violência ou discriminação pelo fato de ser mulher e, por isso, reiteramos nosso repúdio a todas as formas de preconceito.

É também de se questionar: será que aqueles brasileiros, que desfrutam da maior festa do futebol no outro lado do mundo, não têm mãe, irmãs, namoradas, esposas, primas, amigas etc.? Será que ficariam felizes se alguma mulher próxima a eles passasse por tamanha cena de humilhação?

Felizmente, manifestações de repúdio têm surgido de várias instituições brasileiras e internacionais, inclusive vinculadas a coletivos de mulheres. Punidos eles já estão sendo, tamanha repercussão que o caso ganhou em todo o mundo. Que sirva de alerta para todos os homens que teimam em ridicularizar e tratar as mulher como “coisa”.

Fernanda Sampaio

Diretora do Sitipan

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756