Shopping centers já investem no Natal

16 de Outubro de 2012
por: Nádia de Assis

Aportes podem chegar a R$ 2 mi

 

LISSON J. SILVA
Shoppings em Minas já fazem aportes para o Natal
 

Os shoppings mineiros mal terminaram de comemorar o Dia das Crianças e já aguardam ansiosos a chegada do Natal. Alguns dos principais empreendimentos da Capital, região metropolitana e outras cidades do interior já investem valores que variam de R$ 250 mil a R$ 2 milhões na data, que é a mais lucrativa do ano para o varejo. O montante inclui gastos com decoração, promoções e outras estratégias de divulgação para sair na frente da concorrência. Com o consumo em alta, os mais otimistas projetam crescimento de até 30% nas vendas, no confronto com 2011.

Para concretizar as expectativas otimistas, o Minas Shopping (região Nordeste) direciona R$ 2 milhões para o Natal deste ano. O valor é 20% superior ao montante gasto no último exercício. Segundo o gerente de Marketing, Renan Fernandes Ferreira e Souza, o aporte mais alto se justifica pelo fato de a concorrência no setor estar cada vez mais acirrada, em decorrência da inauguração de novos malls. Portanto, para não perder a clientela, elaborar estratégias diferenciadas se torna cada vez mais essencial.

A partir do dia 4, os consumidores já poderão conferir a decoração natalina no mall. Outra ação utilizada para atrair o consumidor é a realização de uma promoção: a cada R$ 250 em compras, é possível adquirir um cupom para concorrer a um automóvel. Com tantas iniciativas, o Minas projeta avanço de 25% nas vendas e 50% no fluxo de clientes sobre o último Natal.

O Shopping Cidade (região Centro-Sul), que investe R$ 1,5 milhão na data, também recorre ao sorteio de automóveis e vales-compra para atrair mais consumidores e ampliar o faturamento em 15% e o tráfego nos corredores em 30%, em relação ao último ano. "Observamos que o comércio registrou resultados positivos em todas as datas até agora. Por isso, acreditamos que, no último trimestre, com mais pessoas quitando as dívidas e voltando a ter acesso ao crédito, o cenário observado não seja muito diferente", prevê a coordenadora de Marketing, Tânia Souza. A campanha começa no próximo dia 5.

 

ALISSON J. SILVA
Otimistas com as vendas de fim de ano, shoppings aplicam cada vez mais para atrair os consumidores
Otimistas com as vendas de fim de ano, shoppings aplicam cada vez mais para atrair os consumidores

Sorteios - O Boulevard Shopping (região Leste) pretende focar as ações natalinas no público infantil mais uma vez. Além da decoração, orçada em R$ 380 mil, o empreendimento investe, no total, R$ 800 mil no período, valor semelhante ao de 2011. Na contramão dos demais, o mall não aposta nos sorteios, mas nas promoções do tipo compre e ganhe: a cada R$ 600 em compras, o cliente poderá trocar as notas fiscais por um kit da marca Kopenhagen, a partir do dia 11.

A meta é ampliar o faturamento em 30% e o público em 20%, sobre o último exercício. "Pelo fato desse ser o nosso terceiro Natal, nossas expectativas tendem a superar as do mercado, pois ainda estamos em fase de maturação", justifica o gerente de Marketing, Daniel Vieira. Ele acrescenta que, além de todas as ações delineadas com foco na última e melhor celebração do ano, as novas lojas inauguradas em 2011, dentre elas papelaria e vestuário feminino, chegaram para complementar o mix do Boulevard e devem contribuir para aumentar o fluxo no mall.

Neste ano, o Natal no Itaú Power Shopping, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), terá R$ 800 mil em aportes, avanço de 10%, sobre o investimento feito no último ano. "Vamos investir em uma decoração colorida e com muitas guloseimas, que promete agradar, sobretudo, as crianças", afirma a gerente de Marketing, Renata Guimarães.

Além disso, o centro de compras vai sortear entre os clientes, que desembolsarem mais de R$ 400, brindes diários até o Natal, além de um grande prêmio, que deve ser definido na próxima semana. "Assim, mais consumidores têm chances reais de serem contemplados", destaca a gerente de Marketing. Estima-se que as vendas tenham variação positiva de 15% em 2012, na comparação com o último ano. Ao longo de dezembro, dois milhões de pessoas devem trafegar pelo shopping.

 

Fonte: Diário do Comércio

 

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