Câncer poderá ser detectado em exame de sangue

21 de Junho de 2012

Londres, Inglaterra. O biólogo britânico Charles Lawrie, um especialista em pesquisa oncológica, afirmou ontem que, dentro de três anos, será possível detectar o câncer com um simples exame de sangue.

Essa análise poderia localizar diferentes tipos de câncer, segundo o pesquisador, através de biomarcadores e, principalmente, substituir as biópsias, que supõem riscos para o paciente, são caras e necessitam de especialistas para interpretá-las.

O investigador, porém, indicou que sua área de trabalho está centrada nos linfomas, embora o diagnóstico através da mostra de sangue possa ser utilizado para outros tipos de câncer e outras doenças.

Ele também alertou que, por enquanto, esta possibilidade se encontra em fase de pesquisa, mas Lawrie adiantou que o exame já poderia ser aplicado em apenas três anos.

Combate. Em relação aos usuais tratamentos de combate ao câncer, o pesquisador afirmou que o futuro passa pelos tratamentos individualizados, já que os atuais são estabelecidos por patologias e funcionam com alguns pacientes, mas, com outros, não.

Para se chegar aos tratamentos personalizados, Lawrie afirmou que é preciso extrair uma sequência do genoma de cada paciente, uma prova cujo custo ainda é muito caro, mas que deverá diminuir "muito" em breve.

 

Fonte: O TEMPO

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756