Projeção de mercado para o PIB de 2012 cai pela 3º vez e chega a 1,27%
Pela terceira semana consecutiva, o mercado financeiro revisou para baixo a expectativa de crescimento da economia para este ano e o próximo. Para 2012, a previsão já é inferior a 1,5% (1,27%).
Os números constam do boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O informe reúne projeções de analistas de mercado coletadas na última semana.
A queda na previsão de crescimento acontece em meio ao resultado frustrante do PIB do terceiro trimestre, divulgado na última sexta-feira. A economia do país avançou 0,6%, praticamente a metade do que previa a maior parte dos analistas de mercado e a equipe econômica do governo.
Embora os dados do IBGE tenham mostrado uma recuperação na indústria, a surpresa ficou pela estagnação do setor de serviços, que foi afetado pelo fraco desempenho das instituições financeiras no período.
Com o nível de investimento em queda no país, revelado também na divulgação do PIB, analistas enxergam um ritmo menor de crescimento em 2013. A nova previsão é de 3,7% de avanço, ante os 4% projetados há um mês.
Depois de duas reduções seguidas, o mercado manteve inalterado o cenário traçado para a inflação. As projeções para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foram mantidas em 5,43% para este ano e 5,4% para 2013.
A expectativa para 2012 é inferior ao IPCA acumulado em 12 meses até setembro, que ficou em 5,45%. A meta do governo é de 4,5%, com banda de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: Folha de SP