Débito não autorizado é a maior queixa dos clientes
BC registrou 1.382 ações procedentes dos correntistas contra instituições
Brasília. O número de reclamações feitas ao Banco Central (BC) contra instituições financeiras caiu de outubro para novembro, segundo dados divulgados ontem. No mês passado, as queixas consideradas procedentes pelo BC chegaram a 1.382 contra os bancos, e a 21 sobre administradoras de consórcios, equivalente a uma queda de 6,49% e 12,5% em comparação a outubro, respectivamente. Em relação a novembro de 2011, a redução foi 11,9% e 41,6%.
A principal reclamação contra os bancos (217 casos) foi o débito não autorizado. Em seguida, vem a cobrança irregular de tarifa (com 172 casos) e a prestação de serviço irregular da conta-salário (167).
No caso das administradoras de consórcios, as principais reclamações foram sobre liberação de crédito (nove casos) e esclarecimentos incompletos ou incorretos (cinco casos).
Entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, o maior registro de reclamações foi contra o Banco do Brasil, com 346. Em seguida, estão Bradesco (310) e Itaú (204).
A lista completa de bancos com mais de um milhão de clientes mostra 1.153 reclamações procedentes no mês passado.
O BC considera reclamações procedentes as demandas em que se constatou descumprimento de normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do Banco Central do Brasil. Foram registradas ainda 5.947 reclamações em relação a essas instituições que não se referem a normativos do CMN ou do BC. Em relação às administradoras de consórcios, foram 21 reclamações procedentes, a maioria (9) referente à liberação de crédito.
Fonte: O TEMPO