Obras do BRT em BH fecham avenida Paraná por um ano

04 de Janeiro de 2013
por: Bernardo Miranda

De acordo com a prefeitura, 28,5 mil veículos trafegam por dia no local

 

Enfrentar o trânsito no centro de Belo Horizonte vai ficar ainda mais complicado em 2013. É que ao longo de todo o ano a avenida Paraná será parcialmente interditada para obras de implantação do sistema do BRT (transporte rápido por ônibus).

A partir da próxima terça-feira, a avenida será fechada no sentido Mercado Central e ficará assim durante toda a obra, que deve ser concluída no fim do ano. Durante esse período, o fluxo só será permitido no sentido contrário, em direção à rodoviária.

Por dia, trafegam na avenida 28,5 mil veículos e, pelo menos metade dessa demanda atual, terá que ser desviada para as ruas Curitiba, dos Guaranis e avenida Olegário Maciel. Com a mudança, os itinerários de 84 linhas do transporte coletivo serão alterados.

Os reflexos não estão restritos às vias destinadas aos desvios. "O impacto mais pesado será na avenida Amazonas entre as praças da Estação e Raul Soares. Esse trecho vai receber o maior acréscimo de veículos leves. A Contorno entre o viaduto Oeste e o elevado Castelo Branco também terá maior volume de carros, mas, lá, a situação é mais tranquila. O problema mesmo será na Amazonas, que já tem um fluxo intenso de veículos", afirma Eduardo Coelho, consultor contratado pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) para fazer os estudos de impacto da obra.

 

TRANSTORNO. O problema será pior em janeiro, já que a alça do viaduto B que liga a Pedro II até a Olegário Maciel ficará fechada por 30 dias, a partir da próxima segunda-feira. Quem estiver na Pedro II terá duas opções para chegar ao centro: passar pelo elevado Castelo Branco ou seguir até a Antônio Carlos e acessar a alça do viaduto B que liga a avenida ao centro.

A gerente de operações da BHTrans, Maria Mattos, acredita que o impacto não será tão grande por causa do período de férias. "Nós esperamos este mês para fazer a obra do viaduto para amenizar o impacto porque, nesta época, há menos carros nas ruas", afirma.

As mudanças nas linhas podem ser consultadas no site www.bhtrans.pbh.gov.br ou no telefone 156.

Viaduto voltará a ser fechado
A partir da próxima segunda-feira, a alça do viaduto B, que liga a avenida Pedro II ao centro de Belo Horizonte, vai ser novamente interditada. O trecho está em obras desde novembro, mas as intervenções foram paralisadas no último mês para aliviar o trânsito durante as festas de fim de ano.

A alça será reforçada e alargada para preparar o local para a implantação do BRT na via.

A Prefeitura de Belo Horizonte pretende estender o sistema para a Pedro II, só que de forma mais simples do que o que está sendo preparado nas avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Pedro I. Ainda não há prazo para quando o projeto sairá do papel. As obras do BRT na região central da capital mineira estão orçadas em R$ 55 milhões. (BM)
Fonte: O TEMPO

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756