Expectativa de inflação para este ano sobe pela 3ª semana seguida
Analistas de mercado revisaram pela terceira semana seguida a expectativa de inflação para este ano. A previsão agora é que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) encerre 2013 em 5,65%, ante projeção de 5,53% na última semana.
A expectativa para 2014 ficou estável em 5,5% pela décima semana, segundo o boletim Focus do Banco Central.
O IPCA, medido pelo IBGE, é usado como referência para a meta de inflação definida pelo governo, de 4,5%, com margem de dois pontos para cima e para baixo.
No ano passado, o índice terminou em 5,48%, puxado principalmente por alimentos e empregados domésticos.
Já neste ano, os preços devem ser pressionados por reajustes de tarifas administradas, como ônibus e metrô, por exemplo, além de uma esperada alteração na gasolina, que vem sendo postergada pelo governo desde 2012.
O temor do impacto das revisões na inflação fez o governo pedir a cidades como Rio de Janeiro e São Paulo para postergarem os reajustes previstos no início do ano. Diante do cenário de pressão, não há ainda definição sobre os preços da gasolina.
CRESCIMENTO
A revisão nas expectativas de inflação foi acompanhada por uma análise mais conservadora também para o crescimento da economia.
A projeção de avanço do PIB em 2013 também passou pelo terceiro corte seguido, embora em menor intensidade no boletim desta semana. Analistas agora esperam um crescimento de 3,19%.
Fonte: Folha de SP