Procura por crédito sobe pelo 5º mês seguido em fevereiro
A procura de consumidores por crédito avançou pelo quinto mês seguido em fevereiro após uma sequência de recuos no ano passado provocado pelo avanço do endividamento.
O indicador da Serasa Experian que mede o apetite dos brasileiros por financiamentos registrou crescimento de 6,9% na comparação com o mesmo período de 2012. Houve queda de 13% em relação a janeiro devido ao feriado de Carnaval e o menor número de dias úteis.
O excesso de operações de crédito nos anos de 2010 e 2011 levaram os níveis de inadimplência a máximas recordes no ano passado e reduziram a procura por novas contratações.
No ano passado, consumidores endividados priorizaram o pagamento dos débitos e evitaram contrair novas dívidas. Os bancos também adotaram postura mais conservadora e retraíram a oferta de crédito.
O resultado dos dois movimentos, somado a fatores como a concorrência de produtos importados, contribuiu para o fraco desempenho da economia no ano passado. O crescimento do PIB em 2012, de 0,9%, foi o menor desde 2009.
A recuperação na procura pelo crédito começou nos últimos meses de 2012 com a diminuição no nível de endividamento dos consumidores, mas ganhou mais força neste início de ano.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o baixo nível de desemprego e as taxas de juros mais baixas também contribuem com a retomada da demanda por crédito.
Fonte: Folha de SP