Febraban oferece vagas para pessoas com deficiência no setor bancário em BH
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está com inscrições abertas até o dia 26 para a 3ª edição do Programa “Febraban de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário 2013”. O programa oferece 52 vagas de trabalho direcionadas especialmente às pessoas com deficiência. As oportunidades são para candidatos de Belo Horizonte e o programa conta com o apoio da Prefeitura de BH e Universidade FUMEC.
O projeto, que tem a consultoria metodológica da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape), vai selecionar pessoas com deficiência para o cargo de auxiliar administrativo bancário, junto às instituições financeiras participantes - Banco Votorantim, Bic Banco, Bradesco, CITI, Itaú Unibanco, Mercantil do Brasil e Safra. Os candidatos selecionados para o programa participam da capacitação já empregados.
O curso de capacitação começa em maio e tem a duração de 336 horas, com duração de quatro meses. O salário inicial é de R$ 923,70 para jornada de 4 horas diárias, de segunda à sexta, além de todos os benefícios previstos pela categoria. Após 90 dias, o salário será de R$ 1.012,67. O programa incentiva e mobiliza cada vez mais contratações de pessoas com deficiência junto ao setor privado. Segundo o Censo 2010, já passa de 45 milhões o número de brasileiros com algum tipo de deficiência declarada, o que corresponde a algo em torno de 23% da população do país.
Para Marcelo Vitoriano, gerente de Inclusão e Capacitação Profissional da Avape, o diferencial do projeto está na busca da inclusão com qualidade. “O programa prepara a pessoa para que o seu potencial seja desenvolvido e ela possa ser alocada no mercado de acordo com as suas habilidades, contribuindo para que os profissionais realizem um bom trabalho em suas instituições”, diz Vitoriano.
Podem se inscrever pessoas com deficiência que atendam aos critérios do Decreto 5.296/04. O candidato também deve ser maior de 18 anos e ter cursado o ensino médio completo. O processo de seleção, recrutamento e capacitação dos candidatos conta com consultoria da Avape. Além do site www.febraban.org.br/oportunidade, é possível também fazer a inscrição por e-mail oportunidade@avape.org.br.
Programa Febraban de Capacitação Profissional
Criado em 2009, o Programa Febraban de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário surgiu após um diagnóstico sobre as dificuldades dos bancos em selecionar profissionais com deficiência. O objetivo é promover a inclusão e a capacitação de profissionais com este perfil, dando-lhes oportunidade de iniciar uma carreira no mercado financeiro.
As duas edições do programa foram realizados na cidade de São Paulo, onde beneficiou mais de 900 pessoas, que foram empregadas por instituições financeiras e capacitadas com aulas de língua portuguesa, matemática financeira, etiqueta empresarial, informática, negócios bancários, negociação e vendas.