Avenida Santos Dumont será fechada de novo para o BRT
pós vários atrasos para terminar as obras do BRT (sigla em inglês para sistema rápido de transporte por ônibus), a avenida Santos Dumont, entre a rua da Bahia e a praça da Rodoviária, será fechada nos dois sentidos amanhã, a partir das 14h, para a terceira e última etapa da obra. A expectativa é que os trabalhos na avenida terminem entre 45 e 60 dias. Porém, as outras obras do BRT - nas avenidas Cristiano Machado e Pedro I/Antônio Carlos - devem ser concluídas com seis meses de atraso, apenas em dezembro deste ano, segundo cronograma da Prefeitura de Belo Horizonte.
No início do ano passado, a Secretaria de Obras e Infraestrutura havia informado que não pretendia fechar os dois sentidos das vias na região central para evitar mais prejuízos aos comerciantes. Porém, devido aos atrasos da obra e desconhecimento do subsolo onde o BRT será instalado, a avenida será interditada completamente. "Tivemos problemas de falta de conhecimento das redes de telecomunicações, elétricas e de água e precisamos refazer estudos na área", disse o secretário de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira.
Nessa etapa da obra, será feita a cobertura das estações de transferência na avenida, que exige o fechamento dos dois sentidos da via, segundo a BHTrans.
Os comerciantes locais estão preocupados com a queda na receita. "A gente não entende porque vai fechar de novo. Na primeira interdição, o faturamento caiu 60%. Mesmo com a reabertura, o movimento não voltou ao normal, e, agora, vamos ter prejuízo novamente. Já mandei quatro funcionários embora e talvez tenha que demitir mais", afirma Reinaldo Simões, 55, proprietário de um restaurante na avenida.
Além da interrupção do tráfego na Santos Dumont, também serão interditadas, em meia pista, as ruas São Paulo e Espírito Santo, que fazem cruzamento com a avenida.
Atrasos. Mesmo fixando novo prazo para o término das obras do BRT, a prefeitura admite que adornos decorativos das instalações podem não ficar prontos até o fim do ano. "Podemos ter alguns detalhes de decoração, como placas e adornos de vidro, que podem ser colocados depois", informou Nogueira. Os novos ônibus do BRT devem começar a circular em janeiro.
Fonte: O TEMPO