Minas pode registrar primeira morte por H1N1 neste ano

26 de Abril de 2013
por: Aline Diniz
Minas Gerais pode ter registrado a primeira morte causada por H1N1 - conhecida como gripe suína - neste ano. O caso ocorreu em Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde um homem de 57 anos morreu na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade.

Segundo um funcionário da UPA, que solicitou anonimato, amostras de material colhido no homem foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias do Estado de Minas Gerais (Funed) para que o diagnóstico possa ser confirmado.

Ninguém da Funed foi encontrado para ratificar a informação. A identidade da vítima e as circunstâncias do óbito não foram divulgadas pela unidade.

No ano passado, foram registradas, em Minas Gerais, 43 mortes em decorrência da doença, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. No mesmo período, 162 pessoas contraíram a H1N1.

Dicas. A médica Telcia Vasconcelos Magalhães, especialista em clínica médica, explica que as doenças respiratórias são mais comuns durante os períodos mais frios. Quem sentir falta de ar, tosse e dor no peito ao respirar deve procurar atendimento médico imediatamente.

Ela adverte que, como a H1N1 é uma doença viral, é importante tentar evitar locais com aglomerações de pessoas.




Fonte: O TEMPO

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756