PIB cresce 0,6% no 1º trimestre, informa IBGE
O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,6% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao último trimestre de 2012. A economia brasileira totalizou R$ 1,11 trilhão no primeiro trimestre do ano. Os dados foram divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O crescimento é o mesmo observado no quarto trimestre de 2012. Pelo lado da produção, o crescimento do PIB foi sustentado pelo setor de agropecuária, que registrou expansão de 9,7% no trimestre em relação ao trimestre anterior. Os serviços tiveram aumento de 0,5%. Já a indústria teve queda de 0,3%.
Pelo lado da demanda, houve crescimento na formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos, de 4,6%. O consumo das famílias cresceu apenas 0,1%, enquanto o consumo do governo manteve-se estável. As exportações tiveram queda de 6,4%, enquanto que as importações subiram 6,3% no período.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2012, o PIB brasileiro teve crescimento de 1,9%. No acumulado dos 12 meses, a economia apresentou um crescimento de 1,2%.
Abaixo do esperado
O resultado do crescimento da economia brasileira ficou abaixo do previsto. A expectativa do mercado era de uma expansão de cerca de 0,9% no primeiro trimestre. Já a prévia do PIB, divulgada no último dia 16, apontava um crescimento de 1,05% no período.
Durante o atual governo, o melhor trimestre da economia brasileira teve crescimento de 0,7%, registrado de janeiro a março de 2011. Nesta semana, o mercado reduziu mais uma vez a estimativa de avanço do PIB no ano. Segundo a pesquisa Focus, feita pelo Banco Central (BC) com cerca de 100 instituições financeiras, a projeção caiu de 3,26% na primeira semana do ano para 2,93%. (Com Agência Brasil)
Fonte: Estado de Minas