Analistas rebaixam PIB de 2013 a 2,77%
Pela terceira vez, caíram as projeções de crescimento da economia brasileira neste ano, que compõem o chamado Boletim Focus, divulgado ontem pelo Banco Central. O relatório, constituído das impressões de mais de 100 instituições financeiras, mostra o rebaixamento de 2,93% para 2,77% das expectativas de expansão do Produto Interno Bruto (o PIB,. conjunto da produção de bens e serviços do país). Para 2014, as previsões foram rebaixadas de 3,50% para 3,40%.
A revisão para baixo na perspectiva de crescimento econômico feita pelo mercado financeiro ocorre depois da divulgação do PIB do primeiro trimestre . Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,), a economia só cresceu 0,6% na comparação com os três últimos meses do ano passado – percentual que ficou abaixo da previsão dos economistas.
Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a estimativa do mercado financeiro recuou de 5,81% para 5,80% neste ano. O IPCA de abril subiu 0,55%, ante 0,47% em março, pressionado pelas altas dos medicamentos (de 2,99%) e dos preços de todo o grupo de saúde e cuidados pessoais. Para 2014, a previsão do mercado permaneceu inalterada em 5,80 para a inflação.
Fonte: Estado de Minas