Frio em Belo Horizonte vai até domingo, mas não deve chover no feriado

05 de Setembro de 2013
por: Paula Sarapu

 

Paisagem mudou ontem na capital, depois de 91 dias de estiagem (Jair Amaral/EM/D.A Press)  
Paisagem mudou ontem na capital, depois de 91 dias de estiagem

Foram 91 dias sem chuva em Belo Horizonte, mas ontem, com a chegada de uma frente fria com chuva contínua, apesar da pouca intensidade, a temperatura na capital sofreu uma queda de 10 graus. A máxima não passou de 21°C e os casacos devem permanecer fora do armário até o fim de semana. Não há previsão de chuva para o feriado de 7 de setembro.

Segundo o metereologista Heriberto dos Anjos, da PUC Minas, a chuva melhorou a umidade relativa do ar, que deixou BH em situação crítica na terça-feira com 24%, elevando-a para 65% ontem.

 
A partir de hoje, segundo ele, a frente fria avança para o sul da Bahia e a nebulosidade diminui. No entanto, o ar frio ainda mantém as temperaturas baixas até domingo. No Sul de Minas, a mínima varia de 4°C e 6°C. No Triângulo Mineiro, os termômetros marcam entre 10°C e 12°C logo cedo. BH deve registrar, nos próximos dias, 13°C ao amanhecer. “Sexta-feira, uma nova massa de ar seco ganha força no estado e a umidade volta a cair”, diz Heriberto.

A última chuva em Belo Horizonte foi registrada em 4 de junho. O metereologista Ruibran dos Reis lembra que essa frente fria, vinda do Mato Grosso do Sul, já era prevista desde a semana passada. “As outras frentes frias passaram pelo litoral de São Paulo e do Rio, mas essa teve mais força para romper a massa de ar quente que estava sobre o estado”, explicou ele.

Ruibran disse que há previsão de chuva para a segunda quinzena de setembro e que a tendência é de que o período chuvoso chegue mais cedo. “Esta chuva é sempre bem-vinda neste período do ano porque molha o solo e dificulta a formação de focos de incêndio.”
 
 
Fonte: Estado de Minas

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756