Trabalhadores dos Correios em Minas aderem à greve nacionalTrabalhadores dos Correios em Minas aderem à greve nacional

18 de Setembro de 2013
por: Fernanda Borges

Os funcionários dos Correios de Minas Gerais aderiram à greve nacional, por tempo indeterminado, após assembleia geral realizada na noite dessa terça-feira em Belo Horizonte. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 7,13% para repor perdas inflacionárias, além de mais um ganho real de 15%. A categoria também reivindica um adicional linear de R$ 200 nos salários e ainda outro aumento de 20% para recompor uma defasagem salarial que viria desde os anos 90, além da manutenção do plano de saúde e o fim da terceirização e contratação de 110 mil trabalhadores.

Na semana passada, a estatal aumentou a oferta de reajuste aos trabalhadores para 8%, resultado da reposição da inflação do período (6,27%) mais um aumento real de 1,7%. Uma semana antes, a empresa havia apresentado uma proposta de aumento de 5,27%.

“Além de empregados da Grande BH,, parte dos funcionários de Governador Valadares, de Teófilo Otoni, de Divinópolis e de Ipatinga e Montes Claros também passou a reforçar a paralisação", disse Gilson Cunha, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Sintect-MG), durante manifestação em frente à agência dos Correios na Avenida Afonso Pena, onde os sindicalistas colocaram faixas reivindicando melhores salários.


Segundo ele, os trabalhadores também estão mobilizados na BR-262, km 23,5, altura do Bairro Dona Clara, na capital. Ele não soube estimar quantos carteiros cruzaram os braços em Minas, mas avaliou que poderá ocorrer atraso na entrega de correspondências e encomendas.

Por meio da assessoria de imprensa, a estatal informou que nesta quarta-feira, aproximadamente 3% do efetivo dos Correios em Minas aderiu à paralisação. A concentração é nas cidades de BH, Contagem, Betim, Divinópolis, Governador Valadares e Ipatinga. Os Correios também informaram que o plano de contingências vai garantir a entrega de encomendas, telegramas, contas, malotes e a grande maioria dos demais objetos postais.

 

 

Fonte: Estado de Minas

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756