8 de março - Sitipan prepara homenagem especial às mulheres trabalhadoras
O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, começou agitado na sede do Sitipan, no centro de Belo Horizonte. Diretoria e equipe de funcionários chegaram cedo no local para organizar o percurso às padarias da capital, onde seriam entregues os presentes especialmente preparados para homenagear as mulheres que integram a categoria.
Por volta de 9 horas da manhã quatro equipes deixaram o Sitipan com destino a diferentes bairros de BH, de norte a sul. Na subsede em Betim outra equipe se pôs a caminho. E andaram o dia inteiro, até o cair da noite.
As associadas receberam uma rosa, um kit personalizado de manicure e uma cartilha sobre os direitos das mulheres. Os homens associados também receberam os mimos, para que pudessem homenagear suas esposas. As trabalhadoras não associadas foram brindadas com a rosa e a cartilha.
De acordo com a diretora do Sindicato, Fernanda Sampaio, esta é uma tradição mantida pelo Sitipan há mais de 15 anos e é sempre aguardada com expectativa. E visa, acima de tudo, demonstrar o reconhecimento e o respeito pelas mulheres que são maioria entre os trabalhadores na panificação e estão presentes nas mais variadas atividades.
Carinho e presença
Gerente em uma padaria na zona sul da capital, Raquel Tavares Morato diz que a iniciativa torna o dia mais agradável e bonito. “Acho um gesto muito bacana do sindicato. Muitas mulheres são sozinhas e se sentem felizes ao receber um carinho assim. Sou associada do Sitipan e sempre que entra um funcionário novo aqui recomendo que se associe também. O sindicato nos ajuda muito”, relata.
Auxiliar de serviços gerais na mesma padaria, a associada Kátia Maria Eleutério do Carmo era a diversão em pessoa. Alegre e comunicativa, ela foi uma das primeiras a receber a homenagem e disse que o sindicato está de parabéns.
“Gostei demais. É prazeroso receber o presente e ser lembrada pelo sindicato. Aliás, somos lembradas sempre e não é só no Dia das Mulheres. No início do ano ganhei o material escolar que me ajudou muito. Vou ao dentista na sede do sindicato e pago muito mais barato que em qualquer outro lugar. Tem a festa para o trabalhador que é tudo de bom. Agora, estou pensando em fazer o plano de saúde, que também está muito em conta”, afirmou Kátia.
Associado desde 1990, o colega de profissão de Raquel e Kátia, o também gerente Wilton dos Reis Meireles, ganhou os brindes, que seriam entregues à esposa. “Excelente iniciativa do sindicato, afinal de contas elas merecem. Tem que prestigiá-las mesmo”, salientou.
Cada ano melhor
“Eu sabia que o sindicato não ia se esquecer da gente”. Foi com essa frase que a gerente de uma padaria no bairro Serrano (região Noroeste de BH), Luci Aparecida Mendes dos Santos, recebeu a equipe do Sitipan na manha do dia 8 de março. “É tradição o sindicato trazer o presente no Dia das Mulheres, que, aliás, melhora a cada ano. Isso é muito bom, pois é raro recebermos até mesmo um parabéns. O sindicato está sempre conosco”, pontuou Luci, associada há 13 anos
Na mesma padaria trabalha o vigia Vanildo Tadeu da Silva. Associado há pouco mais de dois anos, ele diz que valeu a pena se tornar sócio do Sitipan. “Já participei de outros sindicatos e esse é o melhor de todos, pois trata os associados com respeito e nos dá segurança. O pessoal está de parabéns e sempre que posso indico o Sitipan para meus colegas”, completou.
Os direitos das mulheres: você conhece os seus?
Esse é o título da cartilha especial produzida pelo Sitipan, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A publicação elenca uma série de direitos que, muitas vezes, não são do conhecimento do público feminino, como: direitos no trabalho, direitos na saúde, direitos sexuais, direito à não violência e informações sobre o Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher. O objetivo é servir de auxílio na luta pelos direitos humanos e cidadania de todas as mulheres.
A cartilha pode ser acessada no link abaixo. Confira, informe-se e repasse as informações a amigos (as), familiares, colegas de trabalho,
vizinhos (as) etc.