Higienização e saúde dentro das padarias

Você que trabalha em padarias ou outros setores que lidam com alimentação provavelmente já leu e ouviu muito sobre os cuidados necessários com a higienização dos alimentos durante a sua manipulação e, também, sobre a higiene dos funcionários.
No entanto, como informação nunca é demais, reproduzimos aqui algumas dicas. Até porque, esse é um assunto sério. Afinal, se por um lado a alimentação pode ajudar a fortalecer a saúde, por outro pode causar e transmitir doenças se não for manipulado corretamente.
Por exemplo, um simples contato das mãos não-higienizadas com os alimentos poderá ser suficiente para que ocorra a transmissão de vários tipos de microrganismos. É preciso que se adote alguns cuidados simples, mas fundamentais:
• Manter os cabelos sempre limpos e penteados e protegidos por touca ou rede, para não caírem nos alimentos;
• Escovar os dentes sempre após as refeições;
• Nas áreas de manipulação de alimentos não usar adornos como aneis, alianças, pulseiras, brincos, piercings e relógios de pulso, entre outros, pois podem cair acidentalmente nos alimentos ou entrar em contato com os mesmos, o que representaria risco de contaminação;
• No local de produção, as seguintes regras são importantes: não fumar ou manusear dinheiro; não usar o telefone celular; não tossir, cuspir ou falar quando estiver manuseando utensílios e alimentos; não mascar gomas ou palitar os dentes; não colocar as mãos na boca, nariz e orelhas; não provar alimentos com as mãos;
• Usar uniformes e calçados adequados;
• No caso dos homens, manter os cabelos aparados e a barba feita diariamente. Recomenda-se não usar bigodes;
• As unhas devem estar sempre curtas, limpas e sem esmalte.
• Usar desodorantes inodoros ou, então, que apresentem perfume suave;
• Usar maquiagem leve e não usar perfume.
OBS: Mãos lavadas não significa mãos higienizadas. É preciso adotar o procedimento corretamente, antes e durante a manipulação dos alimentos.
E, claro, assim como a higiene pessoal, as instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios devem ser mantidos em condições adequadas. Paredes, teto, piso, portas, janelas e luminárias devem, igualmente, ser mantidos limpos e higienizados.
Fontes: Boas práticas para padarias e confeitarias – Mariana de Albuquerque e Souza. Porto Alegre, 2012; e Cartilha “Boas práticas na panificação e na confeitaria – da produção do ponto de venda” - Convênio SEBRAE / ABIP