Neste inverno, proteja bem as narinas e a garganta

30 de Junho de 2016

O frio chegou com força total e, com ele, os problemas de saúde. Cuide bem suas vias aéreas superiores: NARINAS E GARGANTA. “Elas contêm milhões de bactérias que podem provocar infecção quando são irritadas por golpe de ar frio, uso de bebida muito gelada, resfriamento do corpo, exposição a substâncias irritantes ou alergênicas, refluxo gastresofágico etc.”, explica o médico pneumologista Edson Rezende.

O médico aconselha manter as narinas sempre limpas com o uso de soro fisiológico (duas ou mais vezes ao dia) diante de qualquer sinal de coriza, congestão nasal ou secreção clara ou purulenta (amarela ou verde).

Cuide também da garganta. “Diante de qualquer sintoma de dor de garganta que lhe sugira um quadro de faringite, faça gargarejo com água e sal ou com bicarbonato ou com própolis de imediato. Assim você poderá evitar que esse início de inflamação piore ou que evolua para uma sinusite ou pneumonia”, diz Edson.

Ele lembra, ainda, que muitas pneumonias são resultado da aspiração de secreções produzidas nas narinas, na garganta ou nos seios da face (sinusite) e que são aspiradas para o pulmão. “Estes são
procedimentos simples que podem evitar doenças mais graves e salvar vidas. Espalhe essa dica!”, conclui o pneumologista.

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756