Dicas importantes no dia a dia para manter a saúde bucal do bebê

Você sabia que não se deve esfriar o alimento de seu filho, assoprando-o? Isso mesmo. Essa prática poderá transmitir a ele os microorganismos causadores da cárie e de outras doenças bucais.
Os adultos devem também evitar experimentar os alimentos diretamente na colherinha da criança, assim como colocar a chupeta ou o bico da mamadeira na boca.
Confira essas e outras dicas repassadas pelas dentistas Mariana e Bárbara, que atendem no consultório odontológico do Sitipan. E olha que muita gente mantém alguns hábitos que não são nada recomendados.
• Amamente. A amamentação é importante para criar os hábitos corretos de deglutição e estimular o crescimento correto dos ossos da face.
• Não passe mel ou açúcar no bico da mamadeira ou chupeta. Isso causa muitas cáries.
• A limpeza da boca do bebê começa nos primeiros meses de vida. Limpar a boca do seu filho diminui a irritação e coceira, comuns de acontecer quando surgem os primeiros dentinhos.
• Limpe os dentes do seu filho depois das mamadas e, principalmente, a noite, antes de dormir. Não permita que seu filho durma com a mamadeira da boca, Isso pode causar a chamada “cárie de mamadeira”.
• É importante que você continue escovando os dentes de leite do seu filho até que ele possa fazê-lo bem (mais ou menos aos seis anos de idade).
• O cuidado com a saúde bucal de seu filho começa na gestação: quem come muitos doces durante a gravidez tem filhos que comem mais doces durante a infância, o que pode causar cáries. Por isso evite o açúcar.