Coronavírus: compromisso de todos nós

Trabalhadores, o CORONAVIRUS é uma realidade entre nós. Vamos ficar atentos e adotar as devidas precauções. Cuidando de nós, estaremos cuidando dos outros.
O momento é grave e precisa da colaboração de todos para que o Brasil consiga superar essa pandemia, que é também preocupação mundial.
O momento é também de solidariedade. Fazemos um apelo aos empresários pela manutenção dos empregos dos nossos trabalhadores.
Muitos estabelecimentos terão que suspender suas atividades temporariamente, determinada por lei. Há alternativas a serem adotadas ao dispensar os funcionários, como antecipar férias, conceder férias coletivas, banco de horas e outras. Um por todos e todos por um, essa deve ser a palavra de ordem.
PREVENÇÃO
E não custa lembrar algumas medidas preventivas:
- Evitar aglomerações de pessoas: aniversários, reuniões, festas, restaurantes, academias, shoppings, supermercados, cinemas, cursos, ônibus etc. Desmarque tudo o que não for de urgência.
- Lavar frequentemente as mãos até os punhos com água e sabão (por pelo menos 20 segundos) ou usar álcool em gel.
- Higienize com frequência celulares e outros objetos pessoais.
- Utilizar lenço descartável (nada de lencinho de pano) para higiene nasal e descartá-lo após a utilização.
- Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir, de preferência com um lenço de papel (e descartar no lixo). Na falta de lenço de papel, use o braço para cobrir nariz e boca.
- Manter ambientes muito bem ventilados.
- Evitar cumprimentar pessoas com beijos, abraços e apertos de mão.
- Em caso de suspeita, o isolamento é o mais recomendável. Procure orientação médica
Cuidado especial com nossos idosos, que são mais vulneráveis e com mais chances de serem infectados. Restrinja os contatos com os idosos, inclusive de familiares, principalmente crianças. Elas podem ter o vírus e não apresentar sintomas.