Dia da Mulher: a luta por respeito e direitos iguais

07 de Marco de 2022

Há muitas histórias sobre a origem do Dia Internacional da Mulher. É bastante conhecida a ideia de que a data surgiu em homenagem às mais de cem mulheres vítimas do incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, nos Estados Unidos, em março de 1911.

Apesar de trágico e simbólico, o ocorrido naquela fábrica é posterior a algumas das lutas operárias que culminaram na origem verdadeira do Dia Internacional da Mulher. Por conta de todas elas que a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou a data em 1975.

A homenagem nasceu de um conjunto de movimentos no final do século 19 e começo do século 20 contra as péssimas condições de trabalho às quais as trabalhadoras eram submetidas.

As mulheres tinham que trabalhar 16 horas por dia durante seis dias na semana. Elas eram vigiadas para ir ao banheiro e até fora do trabalho e sofriam uma série de abusos. Tudo isso para ganhar bem menos do que os homens – algo que ainda hoje se mantém.

Além de reivindicar “o mínimo de dignidade”, elas lutavam contra o trabalho infantil, já que era comum que até mesmo seus filhos passassem por situações simulares.

A data, hoje

O Dia da Mulher tem o objetivo de ser um momento de reflexão das condições femininas em diversas esferas, especialmente no trabalho.

Em 2020, segundo uma análise da OIT (Organização Internacional do Trabalho) com 115 países, a diferença salarial média era de 14%, podendo ser ainda mais alta em profissões historicamente dominadas por homens. 

É por isso que o 8 de março deve ser um dia para reforçar a luta pela igualdade nos direitos e pelo respeito às mulheres.

Fonte: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2022/03/dia-internacional-da-mulher-as-verdadeiras-historias-por-tras-do-8-de-marco/

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756