Promessas são semelhantes

24 de Setembro de 2012
por: Gustavo Prado

Marcio Lacerda e Patrus Ananias prometem fazer as mesmas ações

 

Para disputar os votos na região do Barreiro, que possui o segundo maior colegiado de Belo Horizonte, com 118.313 eleitores, os dois principais candidatos à prefeitura da capital, o atual prefeito e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), e o ex-ministro Patrus Ananias (PT), apresentam propostas semelhantes. Dos quatro principais projetos de cada um dos dois concorrentes, três tratam dos mesmos objetivos: a conclusão das obras do Hospital do Barreiro, a ampliação do metrô até o Barreiro e a ligação da Via 210 à avenida Tereza Cristina.

A tão esperada construção da linha 2 do metrô (Barreiro/Calafate) volta a aparecer nas campanhas dos candidatos. Há mais de 30 anos na lista de promessas de prefeitos e candidatos, as sondagens para a sua instalação começaram a ser feitas somente na última semana.

"Não é conversa mole, não é discurso demagógico. No início de setembro, vamos começar a sondagem para realização da obra da linha 2 do Barreiro até o Calafate", disse Lacerda, no final de agosto, durante campanha na região.

Patrus Ananias não fica para trás em relação ao metrô. O candidato sempre criticou a atual gestão por não concluir as obras, com a pretensão de assumir a responsabilidade do serviço. "Vamos terminar o ramal Barreiro/Calafate e integrar o metrô à região hospitalar, até porque queremos que Belo Horizonte se torne uma cidade modelo em termos de saúde pública no Brasil", afirmou o petista em visita ao Barreiro.

Saúde. Para a área da saúde, os dois candidatos prometem a conclusão das obras do hospital metropolitano, promessa de campanha do socialista em 2008. A obra tinha previsão para ser concluída no primeiro semestre deste ano, mas, após uma série de atrasos por conta de problemas com a empresa contratada para a empreitada, o hospital deverá ficar pronto somente no final de 2013.

O candidato à reeleição, promete investir também no Consórcio Aliança, que integra Belo Horizonte e as cidades vizinhas na coordenação dos trabalhos da saúde. Por sua vez, o ex-ministro promete, ainda, a construção de outros três centros regionais de saúde.

Na tentativa de desafogar o trânsito da região, a ligação da Via 2010 com a avenida Teresa Cristina também consta na pauta dos dois concorrentes. As obras já estão em andamento, desde agosto de 2011, e têm como objetivo melhorar a ligação entre as regiões do Barreiro e a Oeste.

Outras. Fugindo das promessas repetidas, Lacerda pretende continuar investindo em obras contra as enchentes, assim como a da bacia de detenção de cheias no córrego Bonsucesso, inaugurada em 2010. Outros dois locais estão em obras. Uma terceira intervenção se encontra em fase de projeto. Todas devem ser concluídas na próxima gestão.

Na área da segurança, Patrus Ananias pretende implantar o projeto Belo Horizonte em Ação, um sistema especial de monitoramento. O programa, segundo a campanha petista, seria mais avançado e eficaz do que o Olho Vivo, que é o atual sistema de segurança adotado na capital mineira.

 
Embate entre o que não foi feito e que já está realizado
Apesar de os projetos das campanhas dos dois principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte serem parecidos, a apresentação deles dá o tom da campanha acirrada entre Marcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT). Enquanto a campanha petista utiliza o discurso de que o adversário não cumpriu as promessas, a do socialista aposta nas exposição das realizações da atual gestão.

"A obra (do Hospital Metropolitano do Barreiro) está andando devagar demais. O primeiro compromisso nosso é concluir rapidamente o hospital, promessa de quatro anos atrás", disse Aloísio Vasconcelos (PMBD), candidato à vice do petista. "Patrus faz compromisso e cumpre. Não fica como o Pinóquio da história", cutucou o peemedebista.

Para o presidente municipal do PSB e um dos coordenadores da campanha de Lacerda, João Marcos Lobo, as semelhanças nas propostas do adversário mostram a eficácia das realizações do atual prefeito.

"Isto é um reconhecimento do esforço do trabalho do prefeito e do acerto do caminho tomado por ele. O governo fez muita coisa pelo Barreiro", rebateu Lobo. (GP)
Fazer agendas na regional é a principal estratégia eleitoral
O grande potencial eleitoral da região do Barreiro faz com que as campanhas dos principais candidatos adotem estratégias específicas para a regional. Desde o início do período eleitoral, os candidatos Marcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT) já realizaram, cada um, pelo menos três visitas à regional.

O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) e o ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel (PT) já estiveram ao lado do ex-ministro em atos de campanha no Barreiro. Por sua vez, Lacerda ainda não levou cabos eleitorais de peso à região, mas realizou caminhadas acompanhado de seu candidato a vice, Délio Malheiros (PV).

Em 2008, o socialista foi derrotado nos dois turnos no Barreiro pelo então candidato Leonardo Quintão. Neste ano, porém, de acordo com a última pesquisa DataTempo/CP2, Lacerda possui frente de mais de 30 pontos em relação ao o ex-ministro petista e tenta consolidar, nas urnas, esta vantagem.

Enquanto isso, Patrus busca resgatar a força do partido na região. Segundo ele, quando eleito prefeito, em 1992, a relação entre os seus votos e os de seu rival foi de quatro para um. (GP)
Fonte: O TEMPO

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756