Lacerda terá apoio de peso na reta final da campanha
Marcio Lacerda vai contar com a presença mais constante do senador Aécio Neves e do governador Anastasia nos últimos dias de campanha
![]() |
|
Márcio Lacerda, candidato a reeleiçãoo, e o candidato a vice-prefeito Delio Malheiros, recebem propostas e reivindicacoes dos jornalistas mineiros no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MG |
“Estamos o tempo todo mobilizando a militância para ela trabalhar, pedir voto. Ainda temos muito trabalho, muita conversa e muito convencimento (para fazer)”, afirmou o prefeito no seu comitê de campanha. O presidente do PSB sustenta que a campanha vai seguir no mesmo ritmo e com a mesma estratégia, apostando na divulgação de propostas nos programas eleitorais gratuitos de televisão e de rádio e aproveitando os debates televisivos da última semana. Em relação ao panfleto da campanha do adversário Patrus Ananias (PT), divulgado ontem, com frases atribuídas a Lacerda, o prefeito disse que está sendo atacado de várias maneiras, mas que não vai responder e não vai “baixar o nível”. Ele afirmou que a população está atenta ao que de fato foi feito de concreto em sua gestão e assegurou: “Em uma reta final de campanha tudo pode acontecer, a baixaria pode aumentar, mas não da nossa parte”.
Lacerda recebeu ontem em seu comitê o apoio de representantes de autoescolas e prometeu que vai tentar facilitar o caminho de jovens carentes para tirar carteira de motorista, buscando parceria com o governo do estado. “Nosso investimento em segurança e educação no trânsito aumentou mais de 100% nesta gestão”, afirmou. O candidato anunciou que a prefeitura está modernizando o controle de semáforos e o gerenciamento de ônibus e disse também que serão instaladas mais 600 câmeras de vigilância na cidade integradas ao programa Olho Vivo.
O candidato a vice-prefeito Délio Malheiros (PV) ressaltou a importância do papel das autoescolas para garantir a educação dos futuros motoristas. Ele reclamou do desvio das verbas do seguro obrigatório, o Dpvat, que deveriam ser destinadas à educação no trânsito. “Talvez se o governo federal investisse esses R$ 300 milhões em campanhas educativas, não aconteceria essa carnificina que dizima 34 mil vidas por ano”, disse Délio.
A campanha de Lacerda divulgou nota ressaltando o projeto apresentado no plano de governo do candidato que visa a transformar o antigo Mercado Distrital de Santa Tereza em uma escola profissionalizante em parceria com o Sesi/Senai. Outra proposta é a construção de um centro de referência de qualificação profissional na Avenida Santos Dumont.
O ex-embaixador do Brasil em Cuba e ex-petista Tilden Santiago (PSB) ressaltou ontem seu apoio ao candidato do seu partido. Ele afirmou que o governo de Marcio Lacerda é um fato que está aí para todos verem, e avaliou que sua antiga legenda, o PT, está em dissensão. Ontem à noite, o prefeito esteve no Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, onde recebeu reivindicações da categoria.
Tempo de votação
A 13 dias do primeiro turno das eleições municipais, marcado para 7 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ontem que o tempo médio de votação será de 40 segundos. O cálculo se baseou em informações coletadas em eleições anteriores. O tempo de votação é contado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto para o segundo cargo. O primeiro voto será dado para vereador,
depois para prefeito. Em cidades com mais de 200 mil habitantes, se o primeiro colocado não obtiver mais de 50% dos votos, haverá segundo turno em 28 de outubro. Em 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para votar nos candidatos a prefeito e a vereador, em 5.563 municípios. Agora as eleições ocorrem em 5.568 municípios.
Frase
"Estamos o tempo todo mobilizando a militância para ela trabalhar, pedir voto. Ainda temos muito trabalho, muita conversa e muito convencimento pela frente" - Marcio Lacerda (PSB), prefeito de BH e candidato à reeleição, durante encontro com representantes de autoescolas
Fonte: Estado de Minas