Minas é destaque nacional em doações de órgãos e tecidos

26 de Setembro de 2012

A solidariedade mineira é destaque nacional com relação às doações de órgãos e tecidos. Enquanto no Brasil 63% das famílias de potenciais doadores não aderem ao ato solidário, em Minas 74% dos parentes autorizaram a retirada de órgãos no primeiro semestre deste ano. A informação é da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), que amanhã, Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, lança a campanha “Doar não é um tabu. Conte para sua família. Conte com sua família”. O objetivo é estimular as famílias a conversar abertamente sobre o assunto.

José Medina Pestana, presidente da ABTO, aponta que estudos destacam que a intenção em ser um doador é muito maior do que o número real de captações. Isso porque a família simplesmente não conhece a vontade do parente e na hora da entrevista acaba recusando a doação.

Amanhã, a Unidade de Transplantes do Hospital Felício Rocho, em parceria com o MG Transplantes, vai realizar mobilização social e alerta pelo Dia Nacional de Doadores de Órgãos e Tecidos, no hall do Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, das 9h às 12h. Será instalado um estande onde as pessoas receberão orientações de médicos do MG Transplantes e cartilhas com informações para quem deseja ser um doador, sobre como são feitas as captações, os transplantes e o funcionamento das filas de espera.

 

Fonte: Estado de Minas

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756