Dilma faz comício em BH nesta quarta-feira

03 de Outubro de 2012
por: Felipe Canêdo

Com presença confirmada na última hora, a apenas quatro dias da eleição, a presidente Dilma Rousseff aterrissa hoje em Belo Horizonte para participar de um comício em apoio ao candidato a prefeito Patrus Ananias (PT), na tentativa de impulsionar o petista para uma virada na reta final. Depois de ter matado a saudade dos palanques eleitorais na noite de segunda-feira, em São Paulo, quando defendeu a candidatura de Fernando Haddad (PT), ela confirmou, na tarde de ontem, a visita hoje ao Barreiro de Cima, acompanhada do vice-presidente Michel Temer, companheiro de partido do candidato a vice-prefeito Aloisio Vasconcellos (PMDB).

 

Apesar de pesquisas recentes mostrarem o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em segundo lugar e apontarem a possibilidade de o atual prefeito Marcio Lacerda (PSB) se reeleger em primeiro turno, correligionários de Patrus se dizem animados com a vinda da presidente e apostam no crescimento do PT nos últimos dias. “Somos um partido de chegada. E a Dilma vai ao berço do PT, no Barreiro, que é uma região industrial. Será uma homenagem aos trabalhadores e vai certamente ajudar a campanha”, afirmou Roberto Carvalho (PT), o atual vice-prefeito.


Patrus destacou a importância e a popularidade da presidente: “Dilma tem uma biografia, tem uma história, inclusive aqui em Belo Horizonte. Ela é a presidente da República do Brasil, eleita pelo povo brasileiro. Tem um índice elevadíssimo de aprovação nas pesquisas”. O petista afirmou que ela será acolhida com “braços e corações abertos” pela cidade.


Roberto Carvalho, um dos coordenadores da campanha de Patrus, acredita que a vinda da presidente sinaliza seu apoio integral a ele. “Isso põe fim a todas as especulações em relação ao apoio da presidente”, avalia. A coordenação da campanha já havia feito reiterados pedidos pela presença de Dilma em BH e o candidato havia inclusive admitido, dias atrás, que ela poderia não vir ajudá-lo. A presidente, que estava em Lima, no Peru, só confirmou sua vinda ontem.


Revitalização


Em caminhada no Centro ontem, Patrus prometeu revitalizar a região, com a participação de lojistas e comerciantes no processo. “(O Centro) é um espaço de convivência e convergência das pessoas. Um espaço democrático, que foi abandonado pelo atual governo. Nós temos o compromisso de revitalizá-lo”, acrescentou. Ele prometeu melhorar a iluminação da região, restaurar as calçadas e tornar o Centro a “referência da capital que queremos”.

Apesar de ter adotado um discurso mais agressivo em relação a seu principal adversário na última semana, Patrus voltou a dizer que pretende manter uma linha propositiva na campanha, apresentando ações e ressaltando as diferenças entre as duas candidaturas.

 

Nova pesquisa
Pesquisa divulgada ontem pelo Ibope mostra uma redução de 17 pontos percentuais para 9 p.p. na vantagem do candidato à reeleição Marcio Lacerda (PSB) para o segundo colocado, Patrus Ananias (PT). O prefeito aparece com 44% das intenções de voto, enquanto o petista tem 35%. Desde o último levantamento, divulgado há uma semana, Lacerda perdeu três pontos percentuais, enquanto Patrus ganhou cinco. Empatadas na terceira colocação com 2% das intenções de voto cada estão as candidatas Vanessa Portugal (PSTU) e Maria da Consolação (PSOL). Os outros três candidatos – Alfredo Flister (PHS), Tadeu Martins (PPL) e Pepê (PCO) – não atingiram 1%. O número de eleitores que não souberam responder foi de 8%, mesmo percentual dos que afirmaram votar em branco ou nulo. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) sob o número 00936/2012.

 

Fonte: Estado de Minas

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756