Aberta temporada de contratações no varejo

09 de Outubro de 2012
por: Juliana Gontijo
As contratações de temporários para o final de ano já começaram, em especial, para as lojas que trabalham com artigos infantis e que aguardam o Dia das Crianças. É o caso da Brinkel, localizada no bairro Padre Eustáquio, região Noroeste de Belo Horizonte, que já conta com 30 temporários. "O Dia das Crianças é a nossa segunda data comemorativa do ano, só perde para o Natal", ressalta o proprietário da empresa, Altair Rezende. Ele pretende vender 15% a 20% na comparação com igual período do ano passado.

E Rezende não é o único, de acordo com recente levantamento da Fecomércio Minas, 63,5% dos 300 empresários entrevistados pretendem utilizar mão de obra por prazo determinado nos últimos meses deste ano. E a maioria (52%) deve iniciar as contratações neste mês. "Há casos de contratações até antes, entre os meses de agosto e setembro, para dar tempo de fazer os treinamentos", observa o supervisor de pesquisas da entidade, Eduardo Angelo Gonçalves Dias.

A superintendente do DiamondMall, Lívia Paolucci, ressalta que os processos de seleção estão sendo antecipados em razão da dificuldade de conseguir mão de obra qualificada. "Antigamente, eles aconteciam por volta do começo de novembro. Agora, vem acontecendo já em outubro", observa. O centro de compras, situado na região Centro-Sul da capital, e suas lojas devem gerar neste ano em torno de 530 vagas temporárias em diversas áreas, como segurança, atendimento aos clientes, vendedores, entre outras.

Na mesma região, o BH Shopping, com aproximadamente 1.000 postos de trabalho por tempo determinado, também já iniciou os processos seletivos em diversas lojas, conforme o superintendente do mall, Durleno Rezende. "A tendência é de intensificação das seleções no decorrer deste mês, em especial, na segunda quinzena", observa.

No Shopping Del Rey, na região Noroeste, a previsão é que sejam criados 350 postos de trabalho temporário. E o Shopping Estação BH, em Venda Nova, tem 580 vagas disponíveis.
Lojas já treinam mão de obra
A loja de moda masculina Taco, do Shopping Del Rey, está procurando, segundo o gerente Ricardo da Silva Paranhos, 20 pessoas, entre caixa, estoquistas, vendedores e segurança. O número é superior ao ano passado, quando 17 foram contratadas. "Estamos recebendo currículos na loja", ressaltou. Ele diz que a ideia é que o processo seletivo seja feito por volta do dia 15 de novembro.

Na Leitura, unidade do Shopping Estação BH, foram contratados trabalhadores temporários para uma feira de livros que começou no último dia 05 e vai até 20 de novembro, de acordo com o coordenador da loja, Wanderson José Chagas. "Para o Natal, ainda não definimos a quantidade de vagas", diz.

A perspectiva da CDL-BH é que o crescimento nas vagas temporárias para o Natal na capital oscile entre 5% e 7% frente ao ano anterior, quando somaram 8.570.  (JG)
Fonte: O TEMPO

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756