Carnaval exige cuidado redobrado com DST/Aids

11 de Janeiro de 2016

O preservativo é o grande companheiro de qualquer pessoa durante a folia

Independente do local, clima, música ou companhia, no carnaval a regra geral é se divertir. Tudo muito propício para pegar uma Doença Sexualmente Transmissível (DST).Isso porque, em meio à folia muitos ficam tão eufóricos com a festa que deixam de lado certas precauções.

Aliás, os cuidados devem ser no dia a dia e não apenas em ocasiões especiais. Qualquer descuido pode colocar a sua saúde em risco.

São mais de 20 DSTs que afetam homens e mulheres. Ainda que algumas tenham cura, outras acompanham a pessoa por toda a vida, afetando a saúde física, emocional e a qualidade de vida.

A mais divulgada e temida é a AIDS e sua transmissão pelo vírus HIV se dá, principalmente, por meio da relação sexual sem prevenção e compartilhamento de seringas entre usuários de drogas.

Assim, nas relações íntimas a principal forma de prevenção é o uso de preservativos, inclusive, durante o sexo oral. As meninas também têm que pensar na proteção, lançando mão da camisinha feminina.

Além da Aids, há outras doenças sérias disseminadas através do contato sexual. E nunca é demais reforçar: métodos anticoncepcionais (diafragma, pílula anticoncepcional etc) não protegem contra as DSTs.

Além da AIDS, as DSTs mais conhecidas são:
HPV (também conhecido por condiloma acuminado, verrugas genitais, crista de galo, figueira e cavalo de crista), Gonorréia, Sífilis, Cancro mole ou bubão, Tricomoníase, Herpes genital, Clamídia.

Além da preocupação com as DSTs, outro fator que preocupa nesta época do ano é a gravidez indesejada

Distribuição gratuita de preservativos
O Ministério da Saúde disponibiliza, gratuitamente, nos postos de saúde, preservativos tanto masculinos, quanto femininos. Aqueles ou aquelas que se preparam para cair na folia podem pegar quantas unidades quiser no posto de saúde mais próximo de sua casa.

Para as mulheres vale um lembrete: o preservativo feminino pode ser colocado por até seis horas. Então, se achar que vai pintar um clima, melhor se antecipar.

ATENÇÃO - CUIDADO COM O HPV
Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que a prevalência da infecção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV) é elevada e afeta fundamentalmente os adolescentes e jovens, que, na maioria das vezes, contraem a doença no início das relações sexuais.

Com mais de 600 milhões de casos no mundo, o HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O que o torna o HPV um vírus de grande relevância médica é o fato dele estar relacionado a praticamente 100% dos casos de câncer de colo do útero, um dos tipos de câncer mais comuns na população feminina.

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756