Maio roxo quer alertar população sobre doenças inflamatórias intestinais

23 de Maio de 2016

O mês de maio foi escolhido para alertar a população sobre as doenças intestinais mais comuns, a Doença de Crohn e Colite Ulcerativa que afetam homens e mulheres indistintamente, sendo diagnosticadas, geralmente, por volta dos 35 anos. Diarreia e sangramento retal frequentes e dor abdominal são alguns dos sintomas comuns às duas enfermidades.

De caráter crônico e autoimune, elas podem levar pacientes em idade produtiva a hospitalizações recorrentes e a incapacitação para o trabalho. Além disso, têm impacto direto na qualidade de vida, social e psicológica. 

Por tudo isso, o Maio Roxo tem o objetivo de conscientizar as pessoas para a importância do diagnóstico precoce. O ápice da campanha ocorreu nessa quinta-feira (19/05), quando foi lembrado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal.

A estimativa é que, em todo o mundo, 5 milhões de pessoas vivam com a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Ao todo, diversos países em pelo menos quatro continentes – entre eles, a Argentina, Austrália, o Canadá, Israel, o Japão, a Nova Zelândia, os Estados Unidos e 28 nações europeias –  promoveram ações para marcar a data.

Em Belo Horizonte, no domingo (22/05), foi realizado o World IBD DAY 2016 (World Inflammatory Bowel Disease Day) no Parque Municipal Américo René Gianetti. Médicos, pacientes e voluntários esclareceram as dúvidas sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756