Dia Nacional do Pão de Queijo – 17 de agosto

17 de Agosto de 2017

No dia 17 de agosto, comemora-se oficialmente o Dia do Pão de Queijo. E mesmo que haja divergências sobre quando surgiu essa paixão nacional, os mineiros garantem que essa história de amor já existe há mais de dois séculos.

Acredita-se que sua origem é do século XVIII e começou na região Sul de Minas. Há quem diga que a origem é na região do Serro, na Serra do Espinhaço. A única certeza é que o pão de queijo é criação genuinamente mineira.

A invenção dessa quitanda foi mais por necessidade, já que comida à época era bastante escassa, numa terra ainda em povoamento. Não existia trigo no Brasil à época da Colonização e trazer de Portugal ficava muito caro e demorava muito para chegar. Numa região em povoamento, a necessidade de comida era urgente. A mandioca era um tubérculo nativo do nosso país bastante apreciado pelos índios.

Os escravos passaram a comer mandioca cozida e a partir de então foram criando novos alimentos e ingredientes a base de mandioca, como a farinha. Ralavam a mandioca bem fininha e peneiravam. Torravam a farinha também às vezes. As escravas, nas cozinhas das fazendas, começaram a amassar a mandioca, até que ficasse com textura de goma. Colocavam para ressecar ao sol. Desidratada virava um pó branco. Descobriram que sem fermentar, o sabor era meio adocicado. Fermentado, o sabor era azedo. Assim, das senzalas e cozinhas dos casarões, pelas mãos das escravas, no século XVIII, surgiu o polvilho doce e azedo.

Os portugueses que aqui viviam, careciam de uma alimentação melhor. Necessitavam de pão e outros alimentos que consumiam na Europa. Mas para fazer o pão, não tinha trigo aqui à época. Da necessidade de se fazer pão, o polvilho começou a ser usado como substituto do trigo e dai foi se desenvolvendo o nosso próprio pão. Diferente do que era comido na Europa, mas era pão. Não tinha trigo, tinha polvilho e para melhorar o sabor, acrescentavam queijo. Daí surgiu o nosso pão de queijo e também o biscoito de queijo. Antes um ingrediente não muito nobre, hoje é finíssimo, encontrado em todos os supermercados do nosso país e do mundo. Polvilho doce não é fermentado. Polvilho azedo é fermentado. Ai a diferença entre um e outro.

Foi então, da necessidade urgente de comida, que surgiu boa parte de nossas receitas, como o nosso pão de queijo, hoje popularíssimo, apreciado por todos. Mas foi somente a partir da década de 1950 que o Pão de Queijo começou a ser conhecido em todo o Brasil e hoje é famoso até no mundo.

Extraído do livro Doces Momentos, de Arnaldo Silva - Criador do Portal Conheça Minas - Páginas 67 e 68

CONFIRA A SEGUIR ALGUMAS RECEITAS DESSA MARAVILHA:

Pão de Queijo Tradicional
Você precisa de:

5 ovos
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
1 xícara de água
1Kg de polvilho azedo
1 colher de chá de sal
1 prato fundo de queijo ralado

Modo de preparo:
Esquente o leite juntamente com o óleo. Em outro recipiente, misture o polvilho com o sal e um pouco de água, até que vire uma espécie de farelo. Despeje aos poucos o preparado de leite com óleo no farelo, amasse e adicione os ovos. Coloque um pouco mais de leite até que a massa fique com uma consistência boa, sem estar grudenta demais. Junte o queijo e faça bolinhas com as mãos. Coloque-as em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido por, aproximadamente, 30 minutos.

Pão de Queijo de Soja
Você precisa de:

4 xícaras de polvilho doce
½ xícara de leite de soja
½ xícara de água
1 colher de sal
5 ovos
1 xícara de óleo de soja
1 prato fundo de queijo de soja
4 colheres de queijo ralado

Modo de preparo:
Misture o leite à água e ao óleo, ferva e junte ao polvilho. Adicione os ovos à massa e ao queijo ralado. Esmague o queijo de soja junto ao preparado até que vire uma massa homogênea. Faça as bolinhas do pão e coloque numa forma untada. Leve ao forno pré-aquecido e espere dourar.

Receita de pão de queijo light

Ingredientes:
3 ovos;
2 copos de polvilho doce;
½ copo de óleo;
1 copo de leite desnatado;
300g de parmesão light ralado grosso;
1 copo de polvilho azedo;
1 colher de chá sal.

Modo de preparo:
Separe o liquidificador e bata o leite junto dos ovos, óleo, sal e o queijo. Depois adicione o polvilho e bata novamente. Unte as forminhas de empada para facilitar e despeje a massa em cada uma, colocando quase até a borda. Leve para assar em forno a 160° por uns 40 minutos. Sirva ainda quente.

Receita de pão de queijo light (sem ovo, óleo e glúten)

Ingredientes:
1 1/2 xícara de goma de tapioca;
300 gramas de cream cheese light;
50 gramas de queijo parmesão light ralado;
1 pitada de sal.

Modo de preparo:
Em uma vasilha misture o queijo com a tapioca e adicione um pouco de sal, bem pouco para não ficar salgado. Acrescente o creeam cheese gelado e misture bem os ingredientes com uma colher grande. Quando a massa estiver incorporada e bem consistente basta modelas os pães de queijo com ajuda de uma colher e fazer as bolinhas do tamanho que preferir com a mão. Coloque para assar em forma untada e enfarinhada por 40 minutos e sirva ainda quente.

Fonte: http://www.conhecaminas.com/2016/08/dia-nacional-do-pao-de-queijo-1708-veja.html

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756