Dia Internacional da Mulher: avançamos, mas falta caminhar muito ainda

07 de Marco de 2018

O dia 8 de março é destinado à celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotada pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como ponto de partida para debates e reflexões, como forma de combater as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

Há quem diga que esse já é um tema batido, que vem à tona todos os anos. É preciso vir mesmo. Massificar a informação é necessária para a tomada de consciência e, quem sabe, para a mudança de comportamento.

O que dizem os números

Em 2007, as mulheres representavam 40,8% do mercado formal de trabalho; em 2016, passaram a ocupar 44% das vagas.

Apesar dos avanços, elas recebem cerca de 70% do salário do homem para fazer o mesmo trabalho, tendo a mesma formação ou até melhor qualificação. Essa diferença precisa ser reduzida.

Além de receber menos que o homem para fazer o mesmo trabalho, a mulher sofre outras penalidades apenas por ser mulher.

As mulheres representam mais da metade da população e não faz sentido serem preteridas no mercado de trabalho por uma questão de gênero.

Chefes de família
A renda dessas trabalhadoras também tem ganhado cada vez mais importância no sustento das famílias.

Em 1995, 23% dos domicílios tinham mulheres como pessoas de referência. Vinte anos depois, esse número chegou a 40%.

Cabe ressaltar que as famílias chefiadas por mulheres não são exclusivamente aquelas nas quais não há a presença masculina: em 34% delas, havia a presença de um cônjuge.

Aceitar essa discrepância salarial como fato natural do mercado é um problema, porque perpetua a desigualdade e agrava a situação de vulnerabilidade social de cada família chefiada por mulher.

A participação em cargos de chefia e gerência nas empresas e organizações também precisa avançar e muito.

Apenas entre 5% e 10% dessas instituições são chefiadas por mulheres no Brasil, de acordo com estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Reforma da Previdência
A proposta inicial do governo era igualar a idade da aposentadoria, com 65 anos para homens e mulheres. Depois, o governo recuou e estabeleceu a idade de 62 anos para as trabalhadoras.

Precisamos massificar os argumentos para combater essa proposta do governo, que é cruel para as trabalhadoras brasileiras.

Um exemplo: cabe muito mais à mulher fazer o trabalho reprodutivo – cuidar da casa, de crianças e de idosos. Esse trabalho é socialmente útil, mas não é remunerado.

No total, as mulheres trabalham quase oito horas a mais por semana. Se homem e mulher começarem a trabalhar aos 22 anos, para se aposentar aos 65, a mulher terá trabalhado 7,8 anos a mais que o homem.

 

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756