Lojistas já começaram a selecionar os interessados

11 de Outubro de 2012
por: Nádia de Assis

Em tempos nos quais profissionais, não apenas qualificados, mas também dispostos e motivados, são cada vez mais raros no mercado, os shoppings da capital mineira já começam a busca pelos temporários. Conforme a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), 151 mil trabalhadores devem ser admitidos pelo setor em todo o país para atender às demandas específicas do período natalino.

A loja de vestuário unissex Taco, do Shopping Del Rey, na região Noroeste, vai contratar 20 colaboradores. Do total, 14 são vendedores, quatro estoquistas, um caixa e um segurança. "Já estamos recebendo e selecionando currículos. Procuramos candidatos proativos, polivalentes, com vontade de aprender e servir ao cliente. Mas admito que não está fácil encontrar bons profissionais, pois o atual baixo índice de desemprego dá ao trabalhador um maior poder de escolha", reclama o gerente, Ricardo da Silva Paranhos.

Para driblar as dificuldades, a Taco foi à caça de temporários dentro das faculdades. Isso porque, durante as férias escolares, muitos estudantes dedicam parte do livre para ganhar um dinheiro extra, normalmente empregado em viagens ou usado para quitar algum outro tipo de despesa. Além disso, a loja não exige experiência na área. Mas, para que a falta dela não prejudique o cliente, a empresa oferece um treinamento, do qual fazem dinâmicas e a leitura de um manual que inclui principais estratégias usadas para convencer o comprador.

Como o salário base de R$ 730 do comércio não é muito atrativo, a Taco adota o sistema de comissão. Ou seja, quanto mais se vende, mais se ganha. Dessa maneira, a remuneração pode ultrapassar os R$ 2 mil. Neste Natal, a loja espera crescimento de 8% do faturamento, em relação ao ano passado. Apesar de a expectativa ser menor que a de 2011, quando o estabelecimento projetava crescimento de 12% na comparação com 2010, a empresa admite, neste ano, dois funcionários a mais. "Precisamos eliminar quaisquer chances de perder venda. Portanto, quanto mais pessoas para manter a loja organizada e atender, melhor", ressalta.

O quiosque de acessórios para vestuário Dragon Field, também do Shopping Del Rey, vai contratar dez vendedores temporários para este Natal, que será o primeiro para o estabelecimento inaugurado há oito meses. "Precisamos de pessoas que possam abordar aquele cliente que passa pelos corredores do shopping", afirma a gerente, Bruna dos Santos Campos. Para atrair interessados aos postos, a empresa não exige experiência e oferece salário fixo de R$ 755 e comissão de 1,5% sobre o volume de vendas.

"No nosso caso, o mais importante não é a experiência, mas sim ‘jogo de cintura’ e carisma para conquistar o consumidor", justifica Bruna Campos. Ela informa que, após a celebração, a loja vai efetivar dois dos temporários. No entanto, os que tiverem bom desempenho podem ser aproveitados nas demais unidades da rede, que ficam no Boulevard Shopping, região Leste, e no Shopping Estação BH, em Venda Nova.

A loja Moldura Minuto, do Boulevard Shopping, que planeja contratar cerca de dois funcionários, deve realizar as entrevistas com os candidatos até o fim deste mês. A proprietária, Eliane Caligiorne, explica que, como o centro de compras ainda está em fase de consolidação, o crescimento da loja, neste ano, deve ser de 30% sobre o último Natal, acima, portanto, da média do mercado. Para atingir a meta, o reforço da equipe é tido como fator primordial. "Observo que, no período, muitas lojas perdem vendas, pois os clientes não aguentam o desconforto de serem mal atendidos e não encontrarem com facilidade o que procuram", argumenta.

Embora concorde que uma equipe reforçada pode fazer toda a diferença na hora de sair na frente da concorrência, a Cacau Show, também do Boulevard Shopping, que pretende contratar seis funcionários, afirma que tenta preencher, desde julho, duas vagas para funcionários efetivos. O proprietário da franquia, Venício Amaral, acredita que com o fim da eleição mais pessoas estejam disponíveis e em busca de trabalho no mercado.

 

Fonte: Diário do Comércio

 

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