Preço do gás pode cair R$ 6 no Estado
O preço do botijão de gás poderá cair R$ 6 em Minas Gerais. Isso seria possível com a equiparação do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS) entre os Estados do Sudeste brasileiro. Em Minas, enquanto a tarifação do ICMS para o botijão de 13 quilos é de 18%, no Rio de Janeiro e em São Paulo o percentual é de 12%.
Para diminuir a disparidade, a Associação Brasileira dos Revendedores de gás GLP (Asmirg) protocolou, junto ao governo do Estado, um pedido de nivelamento das tarifas sobre o gás GLP com os demais Estados.
Para o presidente da entidade, Alexandre Borjali, a concorrência está blindada pelas companhias de distribuição. "Isso prejudica a formação de preços, tirando a competitividade. As regionais das companhias são independentes em cada Estado e é nisso que apostamos para redução dos preços", diz o dirigente.
De acordo com o presidente da Asmirg, muitas revendas acabam optando pela ilegalidade e compram o gás mais barato dos outros Estados para não pagar a tarifação elevada em Minas Gerais. "Queremos trabalhar dentro da lei, e pedimos uma solução para resolver o cartel que ocorre no ramo do gás no país", conclui o dirigente.
Fonte: O TEMPO