Vendas de material de construção vão disparar
26 de Outubro de 2012
por: Juliana Gontijo
Consumidor poderá retirar o dinheiro da conta a partir de 1º de novembro
O aumento da renda do consumidor, o crescimento do mercado imobiliário, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e as promoções estão ajudando o varejo de material de construção a vender mais. O incremento de janeiro a setembro deste ano chega a 15% em algumas lojas da região metropolitana de Belo Horizonte, frente igual intervalo de 2011.
E a expectativa é de vendas em alta em novembro com o pagamento da primeira parcela do 13º salário aliada ao incentivo do governo federal, que autorizou o uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de material de construção para reformas e construção, e entra em vigor a partir do dia 1º do de novembro deste ano.
Na Bel Lar Acabamentos, a comercialização no acumulado dos nove primeiros meses de 2012 frente igual período do ano anterior registrou expansão da ordem de 15%, segundo o responsável pelas áreas de administração e financeira da empresa, Daniel Marques. "Estamos vivendo a melhor época de vendas do ano que, normalmente vai de agosto a novembro", diz.
Conforme ele, outubro até o momento já é 10% melhor na comparação com setembro. "Já tem gente comprando de olho no pagamento do 13º", diz. Na comparação com outubro do ano passado, as vendas tiveram alta de 5%.
Para Marques, os produtos diferenciados e a especialização em acabamentos ajudam a empresa a aumentar as suas vendas.
A Irmãos Becker Materiais de Construção é outra empresa que registrou incremento nas vendas. A alta foi da ordem de 10% neste ano até setembro em relação a 2011, segundo o gerente Almir Ribeiro Eupídio. "O IPI mais baixo ajudou. Afinal, qualquer tipo de incentivo é sempre importante, mas não foi o determinante. O mais importante mesmo foi o aumento da renda do brasileiro", analisa.
Ele estima que sem o incentivo do IPI, as vendas de 10%, teriam expansão de 7% a 8%. E afirma que a possibilidade de o consumidor usar o FGTS para comprar material de construção é bem-vinda. "Acredito que o impacto na venda será de 0,5%", diz. Neste mês, as vendas tiveram alta de 3% até o momento na comparação com setembro.
E a expectativa é de vendas em alta em novembro com o pagamento da primeira parcela do 13º salário aliada ao incentivo do governo federal, que autorizou o uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de material de construção para reformas e construção, e entra em vigor a partir do dia 1º do de novembro deste ano.
Na Bel Lar Acabamentos, a comercialização no acumulado dos nove primeiros meses de 2012 frente igual período do ano anterior registrou expansão da ordem de 15%, segundo o responsável pelas áreas de administração e financeira da empresa, Daniel Marques. "Estamos vivendo a melhor época de vendas do ano que, normalmente vai de agosto a novembro", diz.
Conforme ele, outubro até o momento já é 10% melhor na comparação com setembro. "Já tem gente comprando de olho no pagamento do 13º", diz. Na comparação com outubro do ano passado, as vendas tiveram alta de 5%.
Para Marques, os produtos diferenciados e a especialização em acabamentos ajudam a empresa a aumentar as suas vendas.
A Irmãos Becker Materiais de Construção é outra empresa que registrou incremento nas vendas. A alta foi da ordem de 10% neste ano até setembro em relação a 2011, segundo o gerente Almir Ribeiro Eupídio. "O IPI mais baixo ajudou. Afinal, qualquer tipo de incentivo é sempre importante, mas não foi o determinante. O mais importante mesmo foi o aumento da renda do brasileiro", analisa.
Ele estima que sem o incentivo do IPI, as vendas de 10%, teriam expansão de 7% a 8%. E afirma que a possibilidade de o consumidor usar o FGTS para comprar material de construção é bem-vinda. "Acredito que o impacto na venda será de 0,5%", diz. Neste mês, as vendas tiveram alta de 3% até o momento na comparação com setembro.
Expansão
Setor planeja crescer em 2013
Com o crescimento do mercado, empresas que comercializam materiais de construção já planejam inaugurações de novas lojas em 2013.
É o caso da Cerâmicas Nacionais Reunidas (CNR), que hoje conta com sete lojas espalhadas pela região metropolitana de Belo Horizonte, segundo informação do diretor das áreas de compras e expansão da empresa, Victor Lanna Vasconcellos.
A oitava unidade deve ser inaugurada ano que vem em Conselheiro Lafaiete, região Central do Estado, a cerca de 100 km de Belo Horizonte. "Sem contar o terreno de 5.000 metros quadrados, o investimento é estimado em R$ 5 milhões. Será a maior loja da região", diz.
O diretor comercial da CNR, Cristiano Lanna Vasconcellos, conta que neste ano até setembro a empresa vendeu de 7% a 8% mais na comparação com igual intervalo de 2011. "O resultado foi fruto, em especial, das promoções. Para isso, reduzimos a nossa margem de lucro", observa.
Além da Cerâmicas Nacionais Reunidas (CNR), a Bel Lar Acabamentos tem planos de expansão que serão concretizados no decorrer do próximo ano, de acordo com o responsável pela área de administração e financeira da empresa, Daniel Marques. "Em 2013 começam as obras da loja do Ponteio, que vai passar por expansão", diz. A ideia é que o empreendimento, que deve consumir em torno de R$ 2 milhões e gerar 40 postos de trabalho, seja inaugurado em 2014. (JG)
É o caso da Cerâmicas Nacionais Reunidas (CNR), que hoje conta com sete lojas espalhadas pela região metropolitana de Belo Horizonte, segundo informação do diretor das áreas de compras e expansão da empresa, Victor Lanna Vasconcellos.
A oitava unidade deve ser inaugurada ano que vem em Conselheiro Lafaiete, região Central do Estado, a cerca de 100 km de Belo Horizonte. "Sem contar o terreno de 5.000 metros quadrados, o investimento é estimado em R$ 5 milhões. Será a maior loja da região", diz.
O diretor comercial da CNR, Cristiano Lanna Vasconcellos, conta que neste ano até setembro a empresa vendeu de 7% a 8% mais na comparação com igual intervalo de 2011. "O resultado foi fruto, em especial, das promoções. Para isso, reduzimos a nossa margem de lucro", observa.
Além da Cerâmicas Nacionais Reunidas (CNR), a Bel Lar Acabamentos tem planos de expansão que serão concretizados no decorrer do próximo ano, de acordo com o responsável pela área de administração e financeira da empresa, Daniel Marques. "Em 2013 começam as obras da loja do Ponteio, que vai passar por expansão", diz. A ideia é que o empreendimento, que deve consumir em torno de R$ 2 milhões e gerar 40 postos de trabalho, seja inaugurado em 2014. (JG)
Fonte: O TEMPO