Compras de Natal prometem ainda mais caos no trânsito da capital

09 de Novembro de 2012

Com BH imersa em obras e gargalos perto dos principais centros comerciais, aproximação das compras de fim de ano anuncia tráfego caótico. Operação natalina não prevê medidas especiais

 

 

Publicação: 09/11/2012 06:00 Atualização: 09/11/2012 07:10

Obras da Alça Sul, entre BH e Nova Lima, são garantia de transtorno ampliado em dezembro (MARCOS MICHELIN/EM/D.A PRESS)  
Obras da Alça Sul, entre BH e Nova Lima, são garantia de transtorno ampliado em dezembro

O Natal já dá seus primeiros sinais de luzes e decoração, trazendo a perspectiva de que os motoristas que trafegam por BH e região metropolitana recebam um presente nada agradável: longas e cansativas filas de congestionamento. Se em circunstâncias normais a previsão da BHTrans, empresa que administra o trânsito da capital, é de aumento de 10% no fluxo de veículos perto de áreas comerciais, este ano o cenário de caos ganha ingrediente extra: a lista de obras viárias em avenidas próximas ou que dão acesso a importantes centros de compras, que exigirão paciência redobrada dos condutores.


No pacote de medidas para tentar diminuir os impactos, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura planeja apenas a interrupção das obras do transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês) da área central, a partir do dia 30. A BHTrans prepara a habitual Operação Final de Ano, prevista para começar no fim do mês, mas não anuncia novidades capazes de dar conta da realidade enfrentada pela cidade. Frente a essa combinação propícia a engarrafamentos, especialistas de trânsito alertam não ser possível tratar um fim do ano com tantas obras em curso como um período qualquer.

 

Na Zona Sul, a árvore de Natal e as guirlandas já são visíveis na fachada do BH Shopping, um dos principais centros de compras da cidade, no Bairro Belvedere. Na tarde de ontem, motoristas puderam ter uma prévia do que os aguarda. O trânsito lento por volta das 14h, fora do horário de pico, é consequência da construção da trincheira da Alça Sul, que facilitará o acesso nos limites de Nova Lima e Belo Horizonte. Na área de abrangência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a obra está sendo executada pela Associação dos Empreendedores dos Bairros Vila da Serra e Vale do Sereno.


Prevista para ser concluída em dezembro, a intervenção, fruto de termo de compromisso assinado com o Ministério Público estadual, ficou parada por dois meses e avança pelo período natalino. “Queríamos evitar o Natal. Porém, a atuação de várias concessionárias de serviços atrasou tudo. Estamos trabalhando sábado e domingo. Vamos entregar duas pistas até dezembro, mas a conclusão da trincheira ainda é uma dúvida”, ressalta o presidente da associação, Luiz Hélio Lodi.


Bem perto dali, na BR-356, outra obra permanece um entrave: o túnel do Ponteio, como o Estado de Minas mostrou em sua edição de ontem. Interditada desde as chuvas do ano passado, a estrutura já teve duas datas de reinauguração anunciadas e interfere no caminho de quem circula pelo entorno dos bairros São Bento, Santa Lúcia e Belvedere, na Região Centro-Sul, e também pela Avenida Raja Gabaglia, com reflexos que se estendem até os limites com Nova Lima. O Dnit, responsável pela obra, promete liberar o túnel até o dia 16, previsão que levanta dúvida e desconfiança, diante dos sucessivos adiamentos.


Já sem paciência, a motorista Patrícia Manata, de 40 anos, que passa diariamente pela região do BH Shopping e pela BR-356, resume a situação: “Estou desesperada, desanimada e incrédula. Está um caos”. Moradora do Bairro Belvedere, a autônoma Luciane Figueiredo, de 44, diz que naturalmente já é difícil sair do bairro às 17h30. Considerando o movimento do Natal, ela elabora uma estratégia para contornar a situação. “Vou evitar ainda mais os horários de pico”, planeja.


Caos generalizado

Mas o problema está longe de ficar restrito à Zona Sul. Quem circula pelo Vetor Norte da capital também vislumbra o caos. Motoristas não gostam nem de pensar na piora das condições de tráfego na Avenida Cristiano Machado, endereço de grandes centros de compras, como o Minas Shopping, no Bairro Ipiranga, e o Estação BH, em Venda Nova. Por causa das obras e desvios do BRT, o congestionamento se instala na avenida mesmo fora dos horários mais movimentados. Problema que se repete nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I, também em obras para receber o sistema, e na região Central, com as intervenções do BRT na Avenida Santos Dumont, região forte do varejo.


Na Santos Dumont, em acordo com os comerciantes, a Secretaria Municipal de Obras vai paralisar os trabalhos a partir do dia 30, para não atrapalhar as vendas. É pouco para evitar o caos, na opinião do doutor em planejamento de transporte e professor da Fundação Dom Cabral Paulo Resende. Para isso, ele afirma ser necessário implantar uma série de ações coordenadas. “É preciso aumentar a fiscalização, para coibir o mau comportamento dos motoristas. Além disso, para garantir fluidez, é importante incrementar a sinalização das obras, que é muito deficiente, além de reprogramar o volume das obras, buscando horários alternativos ou a interrupção em horários de pico”, afirma o professor.

 

Fonte: Estado de Minas

 

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